Mesmo com novo regulamento, Hülkenberg diz que carro de 2019 “não parece diferente” do de 2018

O regulamento da F1 mudou, mas talvez não tenha mudado tanto assim. Nico Hülkenberg não notou mudanças drásticas na performance da Renault no primeiro dia de testes em Barcelona. De acordo com o alemão, o comportamento do carro em curvas lembra o visto anteriormente

Nico Hülkenberg teve nesta segunda-feira (18) o primeiro contato com um carro do novo regulamento da Fórmula 1. Os componentes aerodinâmicos foram simplificados, medida que visa facilitar ultrapassagens na temporada 2019. Mesmo assim, a vida não parece muito diferente na Renault: de acordo com Hülkenberg, os níveis de downforce não mudaram muito, significando comportamento que remete ao visto nos bólidos de 2018.
 
"Eu já tinha falado sobre isso hoje de manhã e foi o que eu percebi no carro", disse Hülkenberg durante entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO. "Parece que os caras da aerodinâmica fizeram um bom trabalho e recuperaram uma boa parte do downforce. Essa manhã eu senti que as zonas de freada eram extremamente curtas. Não há muito tempo, se você estiver correndo contra outro carro, para enfiar o bico em algum lugar", relatou.
Nico Hülkenberg e o R.S.19, que não é tão diferente quanto se imaginava (Foto: Renault)
"Provavelmente é [uma surpresa] para os designers do carro. Não acho que seja surpreendente, de certa forma. Depois, quando você pensa na performance em si, é só isso que pode mudar. Se você olhar para o carro, a qualidade, nós melhoramos muito ano após ano. Agora nós temos o melhor que eu já vi na Renault", seguiu.
 
Mesmo satisfeito com o carro, Hülkenberg foi sétimo entre os nove pilotos que anotaram tempo durante a manhã, com déficit de 2s8 para Sebastian Vettel, mais rápido da sessão. O lado positivo foi o bom total de voltas, 65, pior apenas que Vettel e Valtteri Bottas, pela Mercedes.
 
"Foi divertido, aproveitei voltar a um carro de Fórmula 1, sentir novamente a velocidade aqui em Barcelona. Fazia algum tempo que a gente não vinha aqui e é uma pista bem rápida. Para mim também era importante começar com o pé direito e ter uma boa impressão dentro do carro. E nem parece muito diferente, para ser sincero. De certa forma foi como voltar para casa, então foi ok", encerrou.

GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a pré-temporada da F1 em Barcelona com os repórteres Eric Calduch, Evelyn Guimarães e Vitor Fazio, e o fotógrafo Xavi Bonilla. Acompanhe tudo aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.