Montezemolo diz que planeja reunião com chefes de equipe em Maranello para discutir futuro da F1

O dirigente afirmou que o encontro não será para falar da competição, como pneus e testes, mas para encontrar soluções para o futuro da categoria após o novo pacote de regras divulgado pela FIA



(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo não se mostrou satisfeito com as novas regras da F1. Depois de a FIA anunciar que a corrida de encerramento da temporada terá pontuação dobrada e também levando em conta a preocupação com a escalada de custos, o dirigente afirmou nesta sexta-feira (20) que vai convidar as demais equipes para um encontro em janeiro, em Maranello, para discutir o futuro da categoria.

“Eu tenho a intenção de convidar todas as equipes a Maranello, não para discutir um único ponto que talvez possa dar vantagem para uma equipe ou para outra, mas para falar da F1 no geral”, disse o dirigente.

Luca di Montezemolo quer uma reunião das equipes na Ferrari (Foto: Ferrari)

“Acho que as pessoas não têm oportunidades o suficiente fora dos pesados fins de semana de corrida – quando é preciso preparar o carro, cuidar dos patrocinadores, da televisão e do público – para falar com calma sobre o que pode acontecer”, acrescentou o italiano, dizendo que essa é uma rara oportunidade que os times terão para conversar sobre a F1.

O italiano afirmou que a reunião não será uma forma de conversarem sobre detalhes técnicos, como pneu e testes, o que acabaria beneficiando uma escuderia ou outra. Para Montezemolo, o encontro deve servir para que as equipes possam propor soluções para o futuro da categoria.

“Eu gostaria que isso fosse de uma maneira muito construtiva, sem discutir nada relacionado à competitividade, apenas falando sobre a natureza da F1 e as equipes. Nós precisamos fazer propostas para fazermos alguma coisa, sem colocar alguém na parede ou acordos escondidos. Quero fazer isso de uma forma muito aberta”, explicou.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Entre as ideias do italiano para a reunião estão o retorno das equipes clientes e a necessidade de acabar com as regras que equilibrem a F1, prejudicando os carros mais rápidos em nome do espetáculo.

“Uma vez eu disse a Mosley que eu não queria que pensássemos em algo como no futebol em que, em um dia de chuva, os jogadores fossem obrigados a usar tênis porque escorregariam mais, e isso tornaria as coisas mais emocionantes. Assim, talvez o Real Madri pudesse ser vencido por uma equipe pequena. Isso é algo que eu não gosto”, encerrou o chefão.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.