Montezemolo diz que postura de Alonso desmotivava Ferrari: “Ele pensava que jamais poderia vencer conosco”

Principal artífice da contratação de Fernando Alonso nos tempos de Ferrari, o ex-presidente Luca di Montezemolo segue confiante de que o espanhol ainda é o melhor piloto da F1, mas entende que Sebastian Vettel deu a injeção de ânimo para fazer a escuderia reagir e resgatar sua autoestima

Fernando Alonso defendeu a Ferrari entre 2010 e 2014. Foi um período em que o espanhol despertou amor e ódio nos tifosi. Ao todo, o bicampeão disputou 96 GPs e conquistou 11 vitórias, bateu na trave e ficou perto de ser campeão em 2010, sendo que em 2012 a taça também ficou próxima, mas acabou sendo batido por Sebastian Vettel. Em 2014, a falta de performance do F14 T lhe tirou toda a motivação em lutar pelo tri vestindo as cores de Maranello e, vendo o rendimento incrível dos carros da Mercedes, desanimou de vez.
 
Ao fim daquela temporada, Alonso acabou sendo dispensado para dar lugar a Vettel, que foi o homem que resgatou a autoestima da Ferrari no ano passado ao vencer três GPs — Malásia, Hungria e Cingapura — e devolver à equipe um pouco da esperança de voltar a vencer na F1. Já Alonso voltou para a McLaren, onde já havia corrido em 2007, mas viveu a pior temporada da sua carreira, marcando apenas 11 pontos e tendo como melhor resultado um quinto lugar, também na Hungria.
Alonso ainda é o melhor piloto da F1 para Montezemolo, mas o ex-presidente diz que atitude do bicampeão desmotivava Ferrari (Foto: Getty Images)
Luca di Montzemolo foi o principal artífice da contratação de Alonso, que veio para o lugar de Kimi Räikkönen, último piloto campeão pela Ferrari, mas que estava de saída da F1 para se aventurar no Mundial de Rali. O executivo, outrora presidente da Ferrari e hoje na empresa aérea Alitalia, entende que a atitude de Alonso, sobretudo no seu último ano em Maranello, acabou por destruir a motivação de toda a equipe.
 
“Tive a impressão de que Fernando tinha em sua mente que jamais poderia vencer com a Ferrari e, se estivesse na Mercedes, poderia vencer com uma mão só. E isso era muito desmotivador para todos”, comentou o empresário em entrevista à revista britânica ‘Motor Sport’.
De volta à McLaren após cinco temporadas na Ferrari, Alonso viveu um ano de derrota em 2015 (Foto: AP)
Contudo, Montezemolo, que jamais escondeu sua admiração por Alonso, voltou a dizer que o espanhol é o melhor de todo o grid da F1. “Vamos deixar bem claro. Acredito que Alonso é provavelmente o melhor piloto do mundo, inclusive atualmente, nos domingos. Talvez não em classificação, acho que Lewis Hamilton e Vettel são talvez mais rápidos em volta lançada, mas em corrida ele é incrível.”
 
Só que o ex-presidente da Ferrari reconheceu que a equipe não teria um grande futuro com Alonso, mas sim com Vettel. Montezemolo recordou a recomendação dada por Michael Schumacher, o maior piloto da história da Ferrari e da própria F1, ainda no ano de 2009. “Precisávamos de motivação e isso me fez pensar em quem nós precisávamos para o futuro.”
 
“Eu me lembro de quando tentava convencer Michael a voltar conosco [após o acidente sofrido por Felipe Massa em 2009], ele me dizia que ‘o homem que vocês precisam para o futuro é Vettel’”, concluiu Montezemolo.
 
VEJA A EDIÇÃO #15 DO PADDOCK GP, COM LUCAS DI GRASSI

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.