Montoya dispara contra mídia inglesa na F1: “Dizem ser neutros, mas não são”

Juan Pablo Montoya disparou contra parcialidade da mídia com pilotos britânicos e lembrou fala de Max Verstappen sobre ter nascido com o passaporte errado

Juan Pablo Montoya reviveu a polêmica em relação ao tratamento da mídia britânica aos pilotos da Fórmula 1. Ao longo de 2024, Max Verstappen incendiou este debate enquanto disputava em pista contra Lando Norris e chegou a afirmar que tinha nascido com o passaporte errado, dando a entender que a imprensa inglesa é tendenciosa a pilotos britânicos. Agora, o colombiano decidiu se posicionar sobre o assunto e concordou com o #1 da Red Bull

Montoya, que correu entre 2001 e 2006 por Williams e McLaren, afirmou que fica “irritado” com a parcialidade que enxerga nas transmissões da Fórmula 1. Além disso, destacou que Verstappen, apesar de não ser britânico, ainda é europeu, algo que não pode dizer sobre si mesmo e que vê como um dificultador a mais. 

Além disso, pontuou que a parcialidade não é apenas exclusiva à imprensa e afirmou que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) precisa rever a composição dos comissários, especialmente os que têm “simpatia por algum piloto”. 

“Fico irritado quando assisto à F1, porque é tão tendencioso em relação aos pilotos britânicos. Eles dizem que são neutros, mas não são. Eu me diverti quando o Max disse que nasceu com o passaporte errado, e ele é europeu. Imagine como é difícil ser colombiano”, disse.

Montoya disparou contra parcialidade da imprensa britânica na Fórmula 1 (Foto: IndyCar)

“A FIA deveria olhar com mais cuidado para a composição dos comissários, quem colocam lá e se não há aparente conflito de interesse. Como ex-pilotos, por exemplo, que têm mais simpatia por certos pilotos”, sugeriu. 

Recentemente, Johnny Herbert, ex-piloto e comissário britânico, foi pressionado por conta de posicionamentos públicos contra Verstappen. No entanto, afirmou que “vai criticar quem achar necessário” e que não pretende mudar, mesmo servindo à FIA durante alguns fins de semana. 

Por enquanto, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Lado a Lado – comparação entre Hamilton 2007 e Hamilton 2013

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.