Monza assina novo acordo em plena festa da Ferrari e fica na F1 até 2024

Durante grandioso evento de comemoração pelos 90 anos da Ferrari, nesta quarta-feira (4), em Milão, Chase Carey, chefão da F1, Jean Todt, presidente da FIA e Angelo Sticchi Damiani, presidente do Automóvel Clube d'Itália, anunciaram a renovação de contrato de Monza, que vai seguir recebendo o GP da Itália de F1 pelo menos até 2024

A quarta-feira (4) é de muita festa para o tifosi apaixonado pela Ferrari e para o fã do automobilismo como um todo. Em meio a uma multidão vestida de vermelho na Piazza del Duomo, em Milão, durante festa promovida pela escuderia italiana, que festeja 90 anos de história, o Automóvel Clube da Itália anunciou a renovação de contrato com a F1 para seguir recebendo o Mundial em Monza. 
 
O novo acordo tem duração de cinco anos. O contrato foi assinado ao vivo diante da presença de Chase Carey, chefão da F1, Jean Todt, presidente da FIA, Angelo Sticchi Damiani, presidente do Automóvel Clube da Itália e do sem número de tifosi presentes ao cartão postal mais famoso de Milão.

"É como vencer uma corrida de Fórmula 1, uma difícil e bem importante, na linha de chegada, que conta não como um, mas cinco títulos. É com satisfação que recebo a conclusão do acordo entre ACI e Fórmula 1, que garante por cinco anos, a inclusão do GP da Itália no calendário, e garante o evento no 'Templo da Velocidade': Monza, que não é só o mais antigo, mas o mais rápido e mais espetacular circuito do esporte a motor", comemorou Damiani.

"Um ótimo desfecho para ACI, Monza, a região da Lombardia e o esporte italiano em geral, o que abre uma perspectiva de cinco anos para construir um futuro que iguala ao passado lendário que tornou Monza a capital do esporte a motor. Foi uma jornada desafiadora chegar aqui, e é uma das vitórias que nos faz esquecer riscos, esforços, e nos deixa com uma grande alegria e um desejo incontrolável de celebrar", destacou o dirigente.

Ao longo do novo acordo, Monza, circuito icônico que fica cerca de 60 km distante de Milão, vai completar seu primeiro centenário. Assim, o ACI já trabalha com um projeto para modernizar as instalações do autódromo. "A partir da próxima semana vamos começar a planejar a modernização do circuito tendo em vista o 100º aniversário de Monza, em 2022", afirmou Damiani.

A renovação do contrato do GP da Itália aconteceu em plena festa da Ferrari (Foto: Reprodução)

"Renovamos a corrida por 5 anos. Não poderíamos estar mais felizes. Temos milhões de fãs ao redor do mundo, mas só existe uma Monza e só um tipo de fã como o italiano. Os fãs italianos não ficam atrás de ninguém e estamos ansiosos para vê-los no domingo”, declarou o dirigente norte-americano.

O evento promovido pela Ferrari nesta quarta-feira conta com a presença de estrelas do passado, do presente e também do futuro da Scuderia. Nomes vestiram o lendário macacão vermelho longo da história, como Mario Andretti, Alain Prost, Gerhard Berger, Felipe Massa, Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Kimi Räikkönen, além dos atuais titulares Sebastian Vettel e Charles Leclerc fazem parte da festa, bem como o chefe da equipe, Mattia Binotto, e boa parte dos funcionários.

Mick Schumacher, Marcus Armstrong e Enzo Fittipaldi, que integram a Academia da Ferrari, também participaram do evento. Vencedores das 24 Horas de Le Mans em junho, Daniel Serra, Alessandro Pier Guidi e James Calado também subiram ao palco da grande festa, assim como dirigentes que escreveram a história da equipe como Piero Ferrari, Luca di Montezemolo, Stefano Domenicali e Maurizio Arrivabene.

Michael Schumacher, maior campeão e maior vencedor da história da Ferrari, também foi lembrado. Seja com a exposição de um dos carros que pilotou ao longo da sua trajetória em Maranello, seja também com muitos aplausos dos tifosi. Em contrapartida, Fernando Alonso, que defendeu a Ferrari entre 2010 e 2014, não esteve presente ao evento.

A assinatura do contrato acontece justamente às vésperas do início das atividades do GP da Itália, 14ª etapa da temporada 2019, neste fim de semana. A Ferrari chega muito motivada por conta da vitória conquistada por Charles Leclerc, o ídolo desta nova geração da equipe, no último domingo em Spa-Francorchamps.

Paddockast #31
QUEM NA F1 PASSA DE ANO?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.