Muito feliz, Räikkönen vibra com grupo da Ferrari e “melhor ambiente que já tive em qualquer equipe”

Extremamente satisfeito com a harmonia vivida dentro da equipe italiana, Kimi Räikkönen tem a bênção do parceiro Sebastian Vettel caso queira permanecer na F1 e representando a Ferrari: “Só não fica se não quiser”

Em toda sua carreira no automobilismo, Kimi Räikkönen jamais esteve tão à vontade dentro de uma equipe como agora. Neste seu segundo ano da sua segunda passagem pela Ferrari, o campeão mundial em 2007 encontrou um ambiente de extrema harmonia e marcado pelo espírito de grupo e pela maneira como todos trabalham em conjunto. A estrutura do time de Maranello mudou sensivelmente do ano passado para cá. Sebastian Vettel substituiu Fernando Alonso como seu companheiro de equipe e, na gestão da escuderia, Maurizio Arrivabene assumiu o comando no lugar de Marco Mattiacci. Para o finlandês, nada é parecido com o clima vivido dentro da Ferrari na temporada 2015 da F1.

Durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quinta-feira (16) em Sakhir, circuito que recebe o GP do Bahrein no próximo domingo, Räikkönen não escondeu a felicidade por fazer parte deste novo momento da Ferrari.

Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel conversam no paddock de Sakhir nesta quinta (Foto: AP)

“Tenho que dizer que, no ano passado, quando estava aqui na Ferrari, eram bons tempos e era um bom ambiente. Mas este ano é o melhor que eu já tive em qualquer equipe: a forma como o time trabalha em conjunto, como as pessoas trabalham em conjunto, o ambiente e como as coisas estão sendo realizadas. Isso diz muito. Estou muito feliz”, declarou Kimi.

O piloto também foi questionado sobre a possibilidade de permanecer por mais um ano em Maranello. Nesta semana, a emissora Sky Italia noticiou que há um desejo dentro da cúpula do time de exercer a opção de renovação até o fim de 2016. Contudo, apesar da boa fase, Räikkönen não se mostra preocupado com o futuro e prefere viver o momento. “A equipe que tem de dizer sobre isso. Você tem que falar com eles. O tempo dirá o que vai acontecer. Estou feliz com a maneira como as coisas estão correndo.”

Na visão de Vettel, Räikkönen só deixa a Ferrari se quiser. O tetracampeão rasgou elogios ao seu novo companheiro de equipe e indicou que gostaria de tê-lo ao seu lado na próxima temporada. “Acho que ele está fazendo um trabalho muito bom. Não sei bem os detalhes do seu contrato. Acho que está em suas mãos se ele quiser continuar na F1. Haveria todo o interesse em ter um piloto rápido como ele, com a experiência que ele tem, caso queira ficar na F1. Só não fica se não quiser”, afirmou o alemão.

GUERRA À VISTA?

Se depois do GP da Malásia, palco da surpreendente e brilhante vitória de Sebastian Vettel, a Mercedes ligou o sinal de alerta por conta da proximidade da Ferrari, a etapa chinesa do domingo passado trouxe preocupações maiores aos alemães mesmo com a dobradinha. Agora, a esquadra prateada terá de lidar com um novo capítulo da rivalidade entre seus dois pilotos. E o primeiro embate entre a dupla está marcado para este fim de semana, na corrida do Bahrein, a quarta da temporada.

SURPRESA À VISTA?

A Indy parte para a terceira etapa da temporada em um dos seus palcos mais tradicionais. Neste final de semana, Long Beach verá a Ganassi tentando quebrar um jejum de vitórias de cinco anos na pista, enquanto a Penske busca apenas o segundo triunfo nas últimas 14 edições, marcas que mostram o quanto a prova californiana costuma ser imprevisível. Trata-se do primeiro grande desafio para a Penske provar que a supremacia apresentada em St. Pete não foi momentânea.

DUELO À VISTA?

Ao contrário do que aconteceu em 2014, quando a diferença entre Honda e Yamaha era maior no início do ano, hoje os dois times começaram mais próximos e com Valentino Rossi em grande forma. A prova de Austin foi um exemplo disso. Com a YZR-M1 mais próxima da RC213V, Valentino Rossi consegue brigar com Marc Márquez mais facilmente, mas, agora, a disputa que antes envolvia os quatro fantásticos — #93, #46, #26 e #99 — hoje tem também a presença da Ducati.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.