Na Áustria, Hamilton lidera uma volta pela 17ª corrida consecutiva e iguala recorde de 45 anos de Stewart

Desde o GP da Hungria de 2014, Lewis Hamilton liderou ao menos uma volta em todas as 17 corridas realizadas. O único outro piloto que conseguiu tal feito na história da F1 foi o tricampeão Jackie Stewart

Lewis Hamilton agora tem seu nome ao lado do de Jackie Stewart em um recorde na F1: o de corridas consecutivas com ao menos uma volta liderada. O inglês, que conquistou em dezembro do ano passado o bicampeonato, liderou todos os últimos 17 GPs disputados.

Pole-position, ele perdeu a primeira colocação na largada para Nico Rosberg, o segundo colocado, e seguiu na cola do alemão até a volta 33. No momento em que o companheiro de equipe foi aos boxes para um pit-stop, Hamilton completou a 33ª passagem na ponta. Ao parar, duas voltas depois, perdeu novamente a dianteira.

A marca igualada já durava 45 anos. Stewart, campeão mundial em 1969, 1971 e 1973, liderou 17 provas seguidas entre o GP dos Estados Unidos de 1968 e o GP da Bélgica de 1970. Ele o fez defendendo duas equipes diferentes: a Matra até 1969 e a March no início de 1970.

Lewis Hamilton durante a classificação deste sábado no Red Bull Ring, na Áustria (Foto: AP)

No caso de Hamilton, a última corrida que ele não liderou foi o GP da Alemanha de 2014, no qual largou no fim do grid devido a um acidente no treino classificatório. Desde o GP da Hungria, em todos os GPs, passou ao menos uma vez em primeiro pela linha de chegada.

Nas duas primeiras corridas desta sequência, ele liderou somente uma volta. E a prova que em que ele puxou a fila por mais tempo foi o GP do Canadá: 69 voltas, o 301 km.

Hamilton, na história da F1, é o quinto piloto com mais voltas lideradas e com mais GPs liderados. Foram 76 GPs com ao menos uma volta na frente, sendo que o total de giros era de 2143 até a largada em Spielberg. Michael Schumacher lidera ambos os quesitos, com 5111 voltas e 142 GPs.

Já Stewart liderou 1919 voltas em 51 corridas diferentes.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.