Na Áustria, Hamilton lidera uma volta pela 17ª corrida consecutiva e iguala recorde de 45 anos de Stewart

Desde o GP da Hungria de 2014, Lewis Hamilton liderou ao menos uma volta em todas as 17 corridas realizadas. O único outro piloto que conseguiu tal feito na história da F1 foi o tricampeão Jackie Stewart

Lewis Hamilton agora tem seu nome ao lado do de Jackie Stewart em um recorde na F1: o de corridas consecutivas com ao menos uma volta liderada. O inglês, que conquistou em dezembro do ano passado o bicampeonato, liderou todos os últimos 17 GPs disputados.

Pole-position, ele perdeu a primeira colocação na largada para Nico Rosberg, o segundo colocado, e seguiu na cola do alemão até a volta 33. No momento em que o companheiro de equipe foi aos boxes para um pit-stop, Hamilton completou a 33ª passagem na ponta. Ao parar, duas voltas depois, perdeu novamente a dianteira.

A marca igualada já durava 45 anos. Stewart, campeão mundial em 1969, 1971 e 1973, liderou 17 provas seguidas entre o GP dos Estados Unidos de 1968 e o GP da Bélgica de 1970. Ele o fez defendendo duas equipes diferentes: a Matra até 1969 e a March no início de 1970.

Lewis Hamilton durante a classificação deste sábado no Red Bull Ring, na Áustria (Foto: AP)

No caso de Hamilton, a última corrida que ele não liderou foi o GP da Alemanha de 2014, no qual largou no fim do grid devido a um acidente no treino classificatório. Desde o GP da Hungria, em todos os GPs, passou ao menos uma vez em primeiro pela linha de chegada.

Nas duas primeiras corridas desta sequência, ele liderou somente uma volta. E a prova que em que ele puxou a fila por mais tempo foi o GP do Canadá: 69 voltas, o 301 km.

Hamilton, na história da F1, é o quinto piloto com mais voltas lideradas e com mais GPs liderados. Foram 76 GPs com ao menos uma volta na frente, sendo que o total de giros era de 2143 até a largada em Spielberg. Michael Schumacher lidera ambos os quesitos, com 5111 voltas e 142 GPs.

Já Stewart liderou 1919 voltas em 51 corridas diferentes.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube