Na era dos bicos excêntricos, nova Sauber segue linha de Williams e McLaren, mas conservadora

A Sauber optou por uma pintura escura em seu novo C33, que veio com um bico que segue o desenho feito por McLaren e Williams. As fotos vazaram pelas redes sociais antes do lançamento, marcado para a tarde deste domingo


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Quando ainda não havia lançado oficialmente o C33, algumas imagens do novo modelo da SAUBER vazaram pelas redes sociais nesta manhã de domingo (26). A ação dos hackers e ratos da internet permitiu ver que a equipe suíça manteve a pintura escura e um bico do carro, alvo de enorme polêmica neste ano por causa dos novos regulamentos, baixo, sem apresentar um desenho muito alternativo, como o visto nos carros projetados pela Ferrari e pela Lotus.

Eis a nova Sauber (Foto: Sauber)


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Apesar de ser parceira de longa data da equipe italiana, a Sauber apontou sua solução frontal na linha de McLaren e Williams, equipes que utilizam motor da Mercedes: uma peça cônica culminando em um apêndice fino, que encaixe nas novas regras de altura máxima do bico. Em termos de pintura, pouquíssima coisa mudou: o C33 manteve o tom de cinza do ano passado, com alguns traços em branco e vermelho.

Para não ficar à mercê de sua velha companheira, o C33 tem uma traseira bastante similar ao da F14T, explicável pelo fato de a Sauber ter, além do conjunto motor/câmbio, as peças fornecidas pela Ferrari. A entrada de ar sobre a cabeça do piloto tem duas interessantes aberturas laterais, destinadas também para filtrar o ar em direção à asa traseira.

Tem uma coisa que a Sauber foi pioneira neste ano: ao não cuidar dos hackers e/ou ratos de internet, que foram fuçar a página da escuderia e encontraram as fotos disponíveis para visualização pouco mais de uma hora antes do lançamento oficial.

"As mudanças radicais nas regras técnicas para 2014 significam que é ainda mais difícil do que o habitual fazer previsões sobre a nova temporada", afirmou Eric Gandelin, desenhista-chefe do time suíço.

"Nós sabemos todo o esforço que foi feito aqui e estamos felizes com o que temos alcançado, mas é difícil falar ainda com relação aos rivais", completou o projetista, admitindo também que a esquadra vai testar com um C33 básico em Jerez, para mais tarde introduzir novas partes aerodinâmicas para avaliar no Bahrein, onde a F1 realiza mais duas baterias de atividades antes do início do Mundial.

Vista lateral do C33, o carro da Sauber para 2014 (Foto: Reprodução/Twitter)


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

"O caminho que optamos com o design do C33 nos permite grande flexibilidade, para que possamos reagir rapidamente. E é também claro que a confiabilidade será um fator importante, especialmente nas primeiras corrida. Portanto, é área de grande prioridade para nós", acrescentou.

Monisha Kaltenborn, a chefe da equipe de Hinwil, também falou sobre a temporada que começa em março na Austrália e ressaltou que a Sauber aprendeu as lições de 2013, quando viveu um ano bastante irregular. “Nós aprendemos bastante nesse período e vamos aplicar essas lições na nova temporada”, disse a dirigente.

“Em Jerez nós teremos nosso primeiro teste, o que é sempre um momento emocionante, pois, antes de mais nada, veremos se tudo encaixa bem e se o carro está funcionando bem”, falou. “Ele também nos diz se trabalhamos na direção certa nos últimos nove meses. Tudo isso reunido faz deste um momento muito especial”, completou.

Neste ano, a Sauber manteve Esteban Gutiérrez, que vai para a segunda temporada completa na F1, e trouxe o experiente alemão Adrian Sutil. O C33 vai à pista pela primeira vez nesta terça-feira, dia 28, em Jerez de la Frontera, na Espanha, na semana que abre a pré-temporada 2014 da F1.

Foto: Vá com a AMK VIAGENS para a Espanha e acompanhe de perto o GP DA ESPANHA DE F1, quinta etapa da temporada 2014 da F1! Aproveite para conhecer a bela cidade de BARCELONA! Confira os pacotes e preços e faça sua reserva!http://amkviagens.com.br/2011/index.php/terrestres_internacionais/ver/74
 


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.