Na Garagem: Alonso deixa de bater na trave e vence pela 1ª vez correndo em casa

Antes de vencer pela primeira vez o GP da Espanha, Fernando Alonso chegou duas vezes em segundo. A primeira vitória da carreira em sua terra natal aconteceu há exatos dez anos

Fernando Alonso está animado para correr em casa na Espanha neste fim de semana. A McLaren vem de um bom resultado no GP da Rússia e agora tem pela frente uma pista que deve ser bem mais favorável ao seu carro. Mas o dia 14 de maio no passado certamente já foi de mais alegrias para o espanhol do que as suas mais realistas expectativas para a quinta etapa de 2016 promete ser.
 
Há exatos dez anos, Alonso, a caminho do bicampeonato, conquistou a sua primeira vitória no GP da Espanha.
Alonso liderando com Schumacher em segundo na Espanha (Foto: Renault/LAT)
Em 2006, com a Renault, ele fez a única pole de sua carreira em Barcelona e dominou no duelo com Michael Schumacher para subir ao degrau mais alto do pódio. Ele liderou 54 das 66 voltas, só perdendo a primeira colocação durante as paradas para o reabastecimento. Na linha de chegada, sua vantagem para o alemão da Ferrari foi de 18s.
 
Talvez este tenha sido o seu grande momento no auge da ‘Alonsomania’, que lotava os autódromos na Europa com bandeiras azuis e amarelas — da Renault e das Astúrias.
A Renault recebe Fernando Alonso com festa na linha de chegada (Foto: Renault/LAT)
Desde que começara a defender a Renault em 2003, as participações na Catalunha já tinham sido boas. Ele largou em terceiro e chegou em segundo em 2003 e em 2005, além de uma quarta colocação em 2004. Mas essa vitória era o que faltava, até porque em 2005 a esperança de que ela viesse já havia sido enorme.
 
Alonso voltou a vencer na Espanha em 2012, mas no GP da Europa, nas ruas de Valência. E a sua mais recente vitória foi em Barcelona, há três anos, com a Ferrari.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.