Na Garagem: Andretti abre campanha do título com vitória no GP da Argentina

Mario Andretti deu à Lotus, em 1978, o último título da escuderia comandada por Colin Chapman. A campanha começou com vitória no GP da Argentina — e uma vitória bastante confortável

Àquela altura, não se sabia, mas a temporada 1978 foi a última grande chance de a Lotus comemorar um título no Mundial de F1. E o norte-americano Mario Andretti não desperdiçou a oportunidade.
 
O campeonato começou em 15 de janeiro, em Buenos Aires, na Argentina, com algumas mudanças interessantes. A principal delas foi a saída de Niki Lauda da Ferrari — agora o bicampeão corria para a Brabham, de Bernie Ecclestone. A própria Lotus também tinha ido ao mercado para assinar com o sueco Ronnie Peterson para o lugar de Gunnar Nilsson.
 
Para ir atrás do título, Colin Chapman e seu time de engenharia aprimoraram a tecnologia do efeito-solo ao longo do inverno, que seria aplicada no novo Lotus 79.
Mario Andretti venceu o GP da Argentina de 1978 (Foto: Forix)
Contudo, para o GP da Argentina, o carro ainda era o velho Lotus 78. Mario Andretti fez a pole, a décima de sua carreira, deixando Carlos Reutemann em segundo com a Ferrari e Peterson em terceiro na outra Lotus. Lauda foi só quinto, atrás do colega de time John Watson.
 
Na corrida, nem deu graça. Andretti disparou e venceu de ponta a ponta. Watson andava na segunda posição até as voltas finais, mas perdeu rendimento com um superaquecimento — e, eventualmente, abandonou. O terceiro colocado foi Patrick Depailler, da Tyrrell.
 
Aquele GP da Argentina marcou ainda a estreia de Didier Pironi no outro carro da Tyrrell, a primeira volta mais rápida de Gilles Villeneuve na F1 e, ainda, o 100º GP do bicampeão Emerson Fittipaldi. O brasileiro chegou em nono com o carro da Copersucar.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.