Na Garagem: Aos 29 anos, Cevert morre após acidente em treino para GP dos EUA

No treino de classificação para o GP dos EUA, o último da temporada de 1973, François Cevert conduzia sua Tyrrell e batalhava pela pole-position com Ronnie Peterson. Mas, na chamada curva "The Esses" da pista de Watkins Glen, o francês acertou o guard-rail e acabou falecendo, há exatos 45 anos

"Eles o deixaram no carro, porque o corpo estava claramente morto" – essa frase, dita por Jackie Stewart, resume a situação de tristeza que foi sentida no dia 6 de outubro de 1973, durante o treino de classificação para o GP dos EUA, o último daquela temporada.

O corpo, no caso, era o de François Cevert, companheiro de Stewart na Tyrrell – ele e seu carro acertaram ali, o guard-rail, no momento que  decretou o fim da vida do francês, aos 29 anos.

Cevert havia chegado seis vezes em segundo lugar em 1973, sendo três em vitórias de Stewart (que já era campeão mundial e, em Watkins Glen, completaria seu 100° GP). O francês tinha chance de conquistar o vice-campeonato, pelo qual batalhava com Ronnie Peterson e Emerson Fittipaldi, a dupla da Lotus.

Como Stewart planejava sua aposentadoria para o fim da temporada, tudo indicava que Cevert seria o número 1 da Tyrrell em 1974. Até a manhã daquele sábado.

Os amigos François Cevert e Jackie Stewart (Foto: Reprodução/Twitter)

Na última prova de sua quarta temporada na F1 (foi 3° em 1971), Cevert batalhava pela pole com Ronnie Peterson (que acabaria vencedor da corrida – Fittipaldi seria o vice da temporada) quando perdeu o controle do carro, girou e atravessou a pista após toque na barreira, até acertar o guard-rail oposto. O carro foi completamente destruído e o francês morreu naquele momento.

Filmagens daquele dia mostram a dupla da Tyrrell debatendo como passar por aquele exato trecho da pista da melhor maneira possível.

Curiosamente, Watkins Glen também foi o palco da única vitória de Cevert na F1: dois anos antes, em 3 de outubro de 1971.  E Jo Siffert e Peterson, que completaram o pódio daquela corrida, também, tal como Cevert, acabariam falencendo em acidentes na F1.

Siffert, em acidente numa prova extra-campeonato em Brands Hatch. Já o sueco, após um acidente na largada do GP da Itália de 1978.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.