Na Garagem: bicampeão da F1, Graham Hill morre em acidente aéreo na Inglaterra

Há 40 anos, em 29 de novembro de 1975, morreu em um acidente aéreo no sudeste da Inglaterra o bicampeão Graham Hill. Ele estava no comando do seu avião Piper Aztec quando, atrapalhado pela visibilidade ruim, atingiu árvores ao se aproximar de uma pista de pouso em Londres. Cinco outros passageiros também foram vítimas fatais

 
Em um tempo em que toda largada era dada na F1 com o temor de que algum daqueles pilotos não voltasse para casa, foi um acidente aéreo que chocou o mundo do automobilismo há exatos 40 anos. Em 29 de novembro de 1975, retornando de um teste em Paul Ricard, na França, o avião que Graham Hill pilotava caiu nos arredores de Londres. Todos os seis passageiros morreram.
 
Campeão da F1 em 1962 e em 1968, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 1966 e das 24 Horas de Le Mans de 1970, Hill é até hoje o único piloto a conseguir as três conquistas mais importantes do automobilismo. Também tem no currículo cinco vitórias na corrida mais famosa do Mundial de F1, o GP de Mônaco.
 
Ele chegou a começar o campeonato de 1975, mas obteve resultados modestos nas duas primeiras provas e, após o GP de Mônaco, anunciou sua aposentadoria da F1. Naquele ano, estava promovendo a estreia de sua própria equipe, a Embassy Hill, que teve vários outros pilotos ao longo do campeonato: François Migault, Rolf Stommelen, Tony Brise, Vern Schuppan e o futuro campeão mundial Alan Jones.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Na verdade, Hill já inscrevia os carros sob a bandeira ‘Embassy Racing with Graham Hill’ desde o início de 1974, sendo que o nome Embassy surgiu na categoria em 1973, porém o GP da Espanha de 1975 marcou a estreia do primeiro chassi construído pela Hill, o GH1. Esse debute foi em uma corrida igualmente trágica, em Montjuïc, Barcelona, em que Stommelen perdeu o controle do GH1 em um acidente que vitimou cinco espectadores nas ruas catalãs — o alemão sobreviveu, com fraturas.

Aposentado, Hill pretendia dedicar-se, também, a impulsionar a carreira do jovem Brise, um inglês de apenas 23 anos que era bem cotado para o futuro. Formado em administração na Universidade de Aston, o promissor piloto colecionava troféus: 26 vitórias na F-Ford. Em 1975, na F1, teve como melhor resultado um sexto lugar no GP da Suécia, mas chegou a andar entre os líderes em algumas outras oportunidades.
 
Brise era mais um dos passageiros do voo a bordo do bimotor Piper Aztec. Avião, diga-se, que havia sido comprado por Hill com o prêmio pela vitória na Indy 500 e que era frequentemente pilotado por ele mesmo. Ainda estavam na aeronave o gerente Ray Brimble, o designer Andy Smallman e os mecânicos Tony Alcock e Terry Richards.
 
Hill pousaria na base aérea de Elstree, em Arkley, porém a visibilidade estava bastante ruim naquela noite. Pouco antes das 22h, o avião acabou atingindo árvores de um campo de golfe, caiu e entrou em chamas. A investigação concluiu que o avião estava a apenas 18 metros de altitude quando bateu contra a primeira árvore.
 
“A visibilidade estava terrível. As ambulâncias não conseguiam sequer enxergar os bunkers quando estavam chegando”, disse Ted Dickins, diretor do campo de golfe, à reportagem da BBC após o acidente.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Spencer Flack, diretor do Aero Clube de Elstree, destacou a capacidade de Hill como piloto de avião. “Ele era um piloto muito habilidoso que tentou fazer um pouso e falhou. Nestas condições, é uma questão de metros e de segundos entre a vida e a morte”, afirmou.

 
O funeral de Graham aconteceu uma semana mais tarde, em 5 de dezembro, e reuniu três mil pessoas.
 
A ausência de um seguro adequado, no entanto, teve consequências para a família de Graham, que precisou vender diversas propriedades para poder pagar indenizações às famílias das demais vítimas. Apesar disso, o filho do bicampeão, Damon, que tinha 15 anos em 1975, conseguiu fazer carreira no esporte, primeiro nas motos e depois nos carros para se tornar campeão da F1 em 1996.
 
Damon é o único filho de campeão mundial a também conquistar um título.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.