Na Garagem: Brabham se torna primeiro piloto campeão pela própria equipe

Na história da F1, apenas um piloto sagrou-se campeão correndo por sua própria equipe: Jack Brabham. Foi há exatos 50 anos

Os custos proibitivos e o enorme tempo que as funções demandam devem deixar Jack Brabham na história para sempre como o único piloto a ser campeão correndo por sua própria equipe no Mundial de F1. Foi há exatos 50 anos que o australiano conseguiu o feito.

 
Depois de ser bicampeão em 1959 e 1960 correndo pela Cooper, Brabham decidiu se dedicar a sua própria escuderia. A ‘data de nascimento’ foi o GP da Alemanha de 1962.
Jack Brabham foi campeão com seu próprio carro em 1966 (Foto: Forix)
Em 1963, a equipe participou da temporada completa pela primeira vez e já ficou na terceira posição. As primeiras vitórias vieram em 1964, com Dan Gurney na França e no México. E 1966 foi o grande ano para Jack e a Brabham.
 
Chegando a Monza, o título já estava muito bem encaminhado. Brabham vinha de quatro vitórias consecutivas em um campeonato de apenas nove etapas, e John Surtees era o único com chances de desbancá-lo. 
 
O australiano largou apenas em sexto e abandonou na sétima volta com problemas mecânicos. Surtees, no entanto, também parou antes da bandeirada devido a um vazamento de combustível.
1966 f1 italia ludovico scarfiotti
Em Monza, a festa foi da Ferrari naquele 4 de setembro, com a dobradinha de Ludovico Scarfiotti e Mike Parkes. Foi o único pódio de Scarfiotti na F1. Denny Hulme, que seria o campeão em 1967, completou o pódio. Brabham se tornou o segundo piloto a vencer pelo menos três campeonatos, juntando-se ao pentacampeão Juan Manuel Fangio.
 
A Brabham também foi campeã de Construtores em 1966, bem como no ano seguinte. A escuderia depois mudou de novo com a aposentadoria do seu fundador, passando para Ron Tauranac e, mais tarde, para Bernie Ecclestone. Nos anos 1980, mais dois títulos foram conquistados com o brasileiro Nelson Piquet.
 

PADDOCK GP #44 DEBATE VITÓRIAS DE ROSBERG EM SPA E DE RAHAL NO TEXAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.