Na Garagem: Briatore ‘fura’ Minardi e anuncia estreia de Alonso no Mundial de F1

Antes mesmo da Minardi, Flavio Briatore tratou de contar ao mundo que seu pupilo, Fernando Alonso, estrearia na F1 em 2001. Isso aconteceu há exatos 15 anos

No jornalismo, o ‘furo’ é a notícia dada em primeira mão. Foi mais ou menos o que fez Flavio Briatore com relação à estreia de Fernando Alonso no Mundial de F1.
 
É possível colocar como marco inicial da carreira do espanhol, por que não?, o dia 5 de fevereiro de 2001. Há exatos 15 anos, seu empresário — e chefe da então chamada Benetton — revelou ao mundo que Fernando seria titular na Minardi na temporada que estava para começar.
 
Em dezembro do ano anterior, Alonso, com 19 anos, fizera testes com o carro da Benetton para alcançar a quilometragem necessária para a obtenção da superlicença.
 
Há 15 anos, a frase de Briatore foi curta e direta: “Alonso tem um contrato. Se a Minardi correr nesta temporada, ele vai andar com eles”.
Fernando Alonso em 2001 (Foto: Forix/Redexweb)
A incerteza se dava pela mudança de dono: o empresário australiano Paul Stoddart havia adquirido a mais famosa nanica do Mundial de F1. Àquela altura, todavia, o chassi inclusive já fora aprovado no crash-test da FIA.
 
A confirmação oficial de que Alonso vestiria o macacão da equipe só saiu dois dias depois, em nota na qual Stoddart destacava a vitória de Alonso em Spa-Francorchamps na F3000.
 
“Estávamos de olho em Fernando há algum tempo, e estamos muito contentes com o acordo. Qualquer piloto capaz de chegar ao ultracompetitivo mundo da F3000 e, na segunda corrida, vencer em Spa, claramente é especial. Ele vai ser um grande reforço para o time, e sei que vai nos ajudar a atingir algumas das ambiciosas mestas que estamos traçando para a Minardi”, afirmou o australiano.
 
O companheiro de equipe de Alonso seria anunciado mais tarde — o brasileiro Tarso Marques. Como era de se esperar, o futuro bicampeão andou nas últimas posições. O melhor resultado foi o décimo lugar no GP da Alemanha, em Hockenheim. Em 2002, ficou de fora do grid para voltar em 2003 pela Renault.
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