Na Garagem: Pace vence em Interlagos e puxa 1-2 histórico com Fittipaldi
Em um domingo como hoje, em 1975, José Carlos Pace comandou um dos maiores dias da história de Interlagos ao vencer o GP do Brasil com Emerson Fittipaldi no segundo lugar
Há 50 anos, Interlagos viveu um dos dias mais especiais de sua história. De Brabham, José Carlos Pace cruzou a linha de chegada para vencer pela primeira e única vez na carreira. No pódio, encontrou o bicampeão mundial Emerson Fittipaldi, naquela que serviu como o primeiro 1-2 do Brasil na história da Fórmula 1.
Com 30 anos de idade, Pace vinha para a quarta temporada na Fórmula 1. Depois de uma briga com John Surtees, que representou a saída antecipada no meio de 1974, terminou a temporada guiando pela Brabham, onde retornou ao pódio com um segundo lugar no GP dos Estados Unidos.
Relacionadas
Seguiu no time para 1975. Na abertura do campeonato, na Argentina, largou do segundo lugar e caminhava para somar pontos em quarto até quebrar o motor. Em Interlagos, largaria apenas de oitavo. A pole ficou com o surpreendente francês Jean-Pierre Jarier, da Shadow. Emerson Fittipaldi, vencedor em Buenos Aires, largou em segundo.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Na Garagem: Copersucar estreia na F1 em GP da Argentina. De McLaren, Fittipaldi vence

Em uma tarde de verão paulistana de calor tão insuportável ao ponto de mangueiras de água sendo acionadas na direção do público, Jarier sequer manteve a liderança na primeira curva, superado pelo surpreendente argentino Carlos Reutemann, pela Brabham. Pace largou muito bem, indo de oitavo para terceiro, enquanto Emmo amargou o quinto lugar.
O problema é que a escolha de três pneus macios para Reutemann se provou péssima. Na volta 5, foi superado por Jarier e perdeu a liderança. Eventualmente, Pace conseguiu a ultrapassagem para assumir o segundo lugar. Em determinado momento, Jarier tinha 20 segundos de vantagem.
Porém, a liderança do francês começou a ser cortada após problemas no sistema de combustível da Shadow. Até que, na volta 32, veio a quebra. Pace assumiu a liderança para delírio do público local. Nas últimas 8 voltas, precisou se preocupar com Fittipaldi, que conseguiu superar Regazzoni na volta 29 e veio forte. O problema era que faltava tempo. Mesmo tirando 0s5 por volta, seria necessário mais que isso para desbancar Pace. Não deu, mas o primeiro 1-2 brasileiro na Fórmula 1 aconteceu, com o alemão Jochen Mass, de McLaren, completando o pódio.
Carlos Pace seguiu na Fórmula 1 até 1977, também pela Brabham, somando outros dois pódios. No dia 18 de março daquele ano, sofreu um acidente aéreo que custou sua vida, aos 33 anos de idade. Posteriormente, passou a dar nome ao autódromo onde teve a maior glória da carreira.

