Na Garagem: com Prost em Mônaco, McLaren fatura 50ª vitória na F1

Alain Prost venceu o GP de Mônaco de 1986, o penúltimo de seus triunfos no Principado. A corrida ainda teve Keke Rosberg no pódio pela última vez na F1

Antes da ascensão de Ayrton Senna no Principado de Mônaco, Alain Prost teve um último fim de semana de domínio total nas ruas de Monte Carlo. Foi em 1986, há 30 anos.
 
No dia 11 de maio, o francês largou na pole-position graças a um tempo 0s420 melhor que o do segundo colocado, Nigel Mansell. Naquele ano, o circuito tinha uma pequena mudança em sua configuração, com a alteração feita na chicane do Porto para deixá-la como ela é hoje.
Prost na vitória 50 da McLaren na F1 (Foto: Forix)
Na largada, Prost pulou na ponta e nela se manteve tranquilamente. Só caiu para segundo quando foi aos boxes para trocar pneus, mas, seis giros depois, recuperou a dianteira.

Tratou-se da vitória de nº 50 da McLaren no Mundial. Ao todo, a equipe inglesa tem 182 triunfos na categoria, sendo a última no GP do Brasil de 2012 com Jenson Button. Àquela altura, o time era o terceiro maior vencedor de todos os tempos. Hoje é a segunda. A Ferrari tem 224 primeiros lugares, a Williams, 114. A Lotus tem 81 e a Red Bull é a quinta colocada com 50.

 
Keke Rosberg, nono no grid, ganhou quatro lugares na primeira volta e depois deixou para trás Michele Alboreto, Mansell e Ayrton Senna para chegar em segundo. Foi seu 17º e último pódio na F1.
Keke Rosberg foi ao pódio pela última vez no GP de Mônaco de 1986 (Foto: Forix)
Senna ficou em terceiro e levou seu segundo troféu do GP de Mônaco. Das suas dez participações no GP mais famoso do calendário, o piloto completou oito, todas elas entre os três primeiros — e seis vezes como o melhor da corrida.
 
Já Prost, vencedor dos GPs de Mônaco de 1984 e 1985, voltaria a ganhar em 1988 só por causa da barbeiragem de Senna na entrada do túnel. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.