Na Garagem: em Ímola, GP 300 da McLaren na F1 tem 1ª vitória de Senna

Foi em um domingo, 1º de maio, em Ímola, que Ayrton Senna venceu pela primeira vez com a McLaren. Em sua segunda corrida pelo time, o brasileiro desbancou tranquilamente o grande rival Alain Prost

O 1º de maio que todos se lembram — ou conhecem a história — é o de 1994. Mas, seis anos antes, a narrativa tinha sido um pouco diferente no GP de San Marino. Foi em Ímola, em 1º de maio de 1988, que Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória com a McLaren.
 
Na corrida 300 da McLaren no Mundial de F1, Senna fez a pole e Alain Prost largou em segundo. Atenção para a absurda vantagem nos tempos: Senna, 1min27s148; Prost, 1min27s919; Nelson Piquet, terceiro, 1min30s500. Sim, Senna foi 3s3 mais rápido que o terceiro colocado.
 
E se a vantagem para Prost já o colocava como favorito à vitória, o que aconteceu no primeiro segundo da corrida praticamente pôs o troféu na sua mão. Prost largou mal demais e caiu para quinto.
Ayrton Senna a caminho da primeira de suas três vitórias em Ímola (Foto: Forix)
Em um circuito rápido e com oportunidades para ultrapassagens, Prost nem demorou muito para se recuperar. Na oitava volta, ele já passou por Piquet e assumiu o segundo posto.
 
Senna, porém, estava fora de alcance. O francês até foi se aproximando até a bandeirada para passar pela linha de chegada a 2s3, mas não chegou a ameaçar o colega de time. Piquet foi o terceiro.
 
“Hoje foi um dia muito satisfatório. Antes deste ano, parecia que eu sempre estava em uma posição em que tinha que forçar o tempo todo. Agora, pela primeira vez, tenho um carro que me permite ditar o ritmo”, celebrou Ayrton.
 
“Só houve um momento em que havia uma fumaça no cockpit e um cheiro de queimado, e eu pensei que talvez fosse precisar parar. Mas o problema sumiu e, depois disso, foi tudo OK”, completou.
 
Na carreira no GP de San Marino, Senna fez impressionantes oito poles. Foram sete seguidas de 1985 a 1991, mais uma em 1994. Ele venceu em Ímola em 1988, 1989 e 1991.
 
Essa marca de oito poles em um mesmo circuito é um recorde da F1, igualado mais tarde por Michael Schumacher em Suzuka.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar