Na Garagem: Frentzen ‘fecha caixão’, e história da Arrows na F1 chega ao fim

Uma ação judicial movida por Heinz-Harald Frentzen acabou de encerrar o drama da Arrows pela sobrevivência: em 14 de janeiro de 2003, a equipe entrou em processo de liquidação e deixou o Mundial de F1. A estreia havia acontecido em 1978

291 GPs na F1 entre 1978 e 2002, uma história que chegou a um fim melancólico em 14 de janeiro de 2003. Foi quando uma ação movida pelo piloto Heinz-Harald Frentzen ‘fechou o caixão’ e fez com que a Arrows entrasse em processo de liquidação.
 
Em 2002, com Frentzen e o brasileiro Enrique Bernoldi como pilotos, o time perdera seis das últimas sete etapas, já sofrendo com graves problemas financeiros. A última aparição foi na Alemanha, em julho, e os melhores resultados foram dois sextos lugares de Frentzen — na época, tal posição valia um ponto.
Heinz-Harald Frentzen disputou em casa, na Alemanha, a última corrida da Arrows em 2002 (Foto: Bridgestone)
A ausência nas corridas fez com que a FIA não concedesse à Arrows a inscrição no Mundial de F1 de 2003.
 
O processo de Frentzen tinha como intenção receber os salários atrasados do ano anterior — para 2003, ele já estava acertado com a Sauber para voltar ao grid.
 
Àquela altura, os funcionários haviam sido dispensados de suas funções, bem como o chefe Tom Walkinshaw fora substituído por um administrador judicial. O próximo passo foi a venda de todos os bens da escuderia para que as dívidas pudessem ser quitadas.
 
O fim da Arrows motivou uma série de reuniões entre a FIA e as equipes para que os custos fossem reduzidos na F1. Como se sabe, reuniões continuam acontecendo até hoje, mas a categoria apenas ficou mais cara.
 
Em seus 25 anos de história, a Arrows teve como melhor resultado em classificações uma pole-position, conquistada por Riccardo Patrese no GP de Long Beach de 1981. O time também foi ao pódio oito vezes, uma delas na segunda fase, quando a equipe retornou em 1997 após um hiato que durava desde 1990. Foi na Hungria, com Damon Hill liderando até a última volta, mas sucumbindo diante de problemas mecânicos e perdendo a vitória para Jacques Villeneuve.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.