Na Garagem: Herbert conquista única vitória da Stewart em prova espetacular em Nürburgring

Johnny Herbert largou em 14º, mas contou com uma sequência de abandonos de líderes e uma grande pilotagem para sair com a vitória no GP da Europa de 1999. Foi a única vitória da Stewart na Fórmula 1

26 de setembro de 1999 foi o dia que marcou uma das melhores e mais malucas corridas dos anos 1990: o GP da Europa, disputado em Nürburgring, na Alemanha, e que completa 20 anos nesta quinta-feira (26). Johnny Herbert conseguiu o inesperado feito de levar a Stewart ao lugar mais alto do pódio pela única vez em sua história.
 
O contexto do campeonato já era maravilhoso por si só. Mika Häkkinen, o atual campeão, abandonou a corrida anterior na Itália ao errar sozinho enquanto liderava. Ele tinha 60 pontos, empatado na liderança com Eddie Irvine, da Ferrari, que tomou o posto de primeiro piloto da escuderia por conta da lesão de Michael Schumacher. O terceiro colocado era o improvável Heinz-Harald Frentzen, que somou 50 pontos e duas vitórias com a Jordan, e era seguido bem próximo por David Coulthard, companheiro de Häkkinen na McLaren, com 48. Eram os quatro nomes com chance de título naquele estágio, com três corridas restantes para o fim da temporada.
 
A primeira volta da corrida deu os primeiros indícios de que seria caótica. Damon Hill teve problemas mecânicos na primeira curva e sua Jordan ficou lenta na pista. Na tentativa de desviar, Alexander Wurz, da Benneton, tocou a Sauber de Pedro Paulo Diniz, que capotou em um acidente assustador, que rendeu sete giros atrás do carro de segurança.
Pedro Paulo Diniz sofreu o acidente mais grave da carreira (Foto: Reprodução)
Frentzen era líder, com Häkkinen em segundo após ultrapassar o companheiro Coulthard na largada. Schumacher vinha em quarto, com Fisichella em quinto e Irvine em sexto. As posições foram mantidas até a volta 17, quando o irlandês da Ferrari se aproveitou de um erro do italiano da Benneton para tomar o quinto posto. 
 
A chuva começou a cair na volta 20, o que fez Häkkinen parar para trocar pneus. Irvine também decidiu pelo pit-stop, mas a Ferrari não estava pronta para receber o piloto, já que tinha acabado de trocar a asa dianteira e pneus do companheiro de equipe Mika Salo. O resultado foi uma parada lenta, com demora para encontrar o pneu traseiro direito. Os pit-stops do líder e vice-líder do campeonato se provaram um erro, já que a chuva não foi suficiente para molhar a pista, e eles seguiram em um ritmo lento.
 
Schumacher conseguiu ultrapassar Coulthard, e decidiu antecipar a ida aos boxes. O escocês se aproximou bastante do líder Frentzen, e ambos decidiram parar ao mesmo tempo, no final da volta 31, e foi aí que o drama começou. O carro de Heinz-Harald teve problemas mecânicos após sair dos boxes, forçando o abandono e praticamente encerrando as chances de título para o alemão da Jordan.
Heinz-Harald Frentzen fez pole e liderou por várias voltas (Foto: Reprodução)
Coulthard assumiu a liderança, agora com a chuva caindo novamente, e bem forte. Naquele momento, ele era seguido por Schumacher, Barrichello, Fisichella e Frentzen. David não quis trocar pneus e viu o seu sonho do título mundial acabar na volta 37, escapando da pista e preso na grama.
 
Schumacher permaneceu na liderança, enquanto Herbert apareceu em terceiro, superando o companheiro Barrichello nos boxes. O piloto da Williams trocou pneus, e entregou a liderança nas mãos do italiano Giancarlo Fisichella, que escaparia no mesmo trecho de Coulthard, na volta 48.
 
Porém, Schumacher nem teve tempo suficiente para aproveitar a liderança. Seu pneu traseiro direito estourou, e ele precisou retornar aos boxes, nos dando a glória do top-4 mais improvável da história da Fórmula 1: Johnny Herbert, Jarno Trulli, Rubens Barrichello e Luca Badoer. Duas Stewart, uma Prost e uma Minardi.
 
O dia dos sonhos do automobilismo alternativo teve um duro golpe na volta 53, quando o motor da Minardi de Badoer estourou. O italiano protagonizou uma das cenas mais famosas da história da Fórmula 1, chorando copiosamente abraçado ao carro. Foi a grande corrida de sua carreira e sua melhor oportunidade de conquistar pontos, o que não aconteceu.
Luca Badoer em prantos (Foto: Reprodução)
Marc Gené foi o responsável por levar pontos para a Minardi, fechando na sexta posição. Ele conseguiu segurar Eddie Irvine, que errou nas voltas finais e foi superado por Häkkinen, que com o quinto lugar, abriu dois pontos antes de levar o campeonato para a Malásia, penúltima prova do ano.,
 
Na frente, Johnny Herbert cruzou a linha de chegada na primeira colocação pela terceira vez na carreira, com certo conforto para Trulli, que segurou a barra nas voltas finais e impediu a ultrapassagem de Barrichello. Foi a única vitória da Stewart na F1, que foi vendida para a Ford e se tornou Jaguar em 2000.
 
"Eu estou muito feliz. É incrível para o Jackie, já que é o último ano que o time terá on ome dele. É um resultado fantástico para a Ford, porque eles firmaram um grande compromisso ao comprar o time, e agora mostram a intenção de ganhar o campeonato com a Jaguar. Dou crédito para o time, Gary Anderson e meus engenheiros. Eles fizeram um grande trabalho", comentou Herbert após a corrida.
Johnny Herbert teve caminho livre para vencer pela última vez (Foto: Reprodução)
"Eu estava apenas esperando e rezando no fim que tudo daria certo. Pude relaxar pela distância que tinha para o Trulli, conseguia trocar marchas e frear antes apenas para me concentrar em não colocar muita pressão no carro. Depois de uma classificação ruim, não esperava estar no topo do pódio. Sempre existe um elemento de sorte nas corridas, e hoje foi o nosso dia", completou.
 
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