Na Garagem: Hill vence após quebra de Clark e ganha primeiro título na F1

A vantagem de Graham Hill era grande antes da última corrida da temporada 1962, em um tardio 29 de dezembro, mas bastava Jim Clark vencer para ficar com o caneco. E o escocês ia fazendo sua parte, porém uma quebra a 20 voltas do fim o impediu de derrotar o inglês

Nenhum campeonato da F1 acabou tão tarde quanto o de 1962. Foi preciso esperar até o dia 29 de dezembro de 1962 para se conhecer o campeão, e a final teve um duelo britânico: o inglês Graham Hill e o escocês Jim Clark.
 
A prova aconteceu três meses depois do GP dos Estados Unidos. Neste meio tempo, outras três corridas aconteceram, todas extra-campeonato: uma no México, na qual morreu Ricardo Rodríguez, e duas na Africa do Sul — a primeira em Kyalami e a segunda em Westmead.
Graham Hill foi campeão da F1 pela primeira vez em 1962 (Foto: Forix)
Hill tinha nove pontos de vantagem, mas, como apenas os cinco melhores resultados contavam, Clark precisava somente vencer para ser campeão. E chegou perto, bem perto. Faltaram menos de 80 km para que isso acontecesse.
 
O escocês largou na pole diante de 90 mil espectadores e manteve a frente por 62 voltas, abrindo para Hill. Com sua BRM, o inglês não era capaz de acompanhar o ritmo da Lotus.
 
Só que corridas só terminam na bandeirada, e um vazamento de óleo deixou Clark pelo caminho a 20 voltas do fim. Cinco giros antes, o carro já estava “fumando”. Sem o rival pela frente, Hill assumiu a ponta e partiu para o primeiro de seus dois títulos mundiais.
Graham Hill foi campeão correndo pela BRM (Foto: Forix)
Clark também teria novas chances e ganharia dois campeonatos, em 1963 e em 1965.
 
O pódio em East London foi completado por Bruce McLaren e Tony Maggs, ambos da Cooper.
 
No mesmo dia, também foi assegurada pela BRM a taça do Mundial de Construtores. O time de Hill fechou o ano com 42 pontos, seis a mais que a Lotus de Clark. E o top-3 ainda teve a Cooper, com 29.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.