Na Garagem: Jones estraga festa dos franceses e ganha em Paul Ricard

O grid de seis franceses entre os dez melhores não intimidou Alan Jones, que estragou a festa da torcida local ao vencer o GP da França

Jacques Laffite, René Arnoux e Didier Pironi nas três primeiras posições do grid para o GP da França. Jean-Pierre Jabouille em sexto, Alain Prost em sétimo e Patrick Depailler em décimo. Um deles tem que vencer. Certo?

 
Bem, o australiano Alan Jones tratou de estragar a festa da torcida local com a sua Williams em 29 de junho de 1980. Rumo ao seu título mundial, Jones evitou que a Marselhesa tocasse em Paul Ricard.
 
Jones estava na quarta posição, e se manteve nela após a largada. Ele foi escoltando Arnoux e Pironi nas voltas finais, mas não demorou muito para passá-los: na volta oito, já era o segundo, oito segundos atrás do líder Laffite.
Alan Jones cercado por franceses no pódio do GP da França de 1980 (Foto: Williams F1)
A vida do ponteiro começou a se complicar na volta 35 de 54, quando seus pneus caíram de rendimento devido ao desgaste e o calor. Jones tomou a dianteira, e Pironi ainda foi para segundo com a outra Ligier.
 
Na linha de chegada, o australiano tinha 4s de frente para Pironi e 30s para Laffite. Nelson Piquet, Arnoux e Carlos Reutemann completaram a zona de pontuação. 
 
O resultado fez Jones superar Piquet para assumir a liderança do campeonato mundial. Foi o início de uma arrancada que teve seis pódios em sete corridas e o levou a derrotar o brasileiro da Brabham na luta pelo caneco.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.