Na Garagem: Hamilton passeia na Austrália em dia de estreia de Nasr e Verstappen na F1

Lewis Hamilton começou 2015 com o pé direito e impôs um domínio sobre Nico Rosberg no que seria a campanha do tricampeonato. Mas a prova em Albert Park também teve outros destaques, como a boa estreia de Felipe Nasr e a polêmica chegada de Max Verstappen à Fórmula 1

A temporada 2015, segunda com o regulamento dos motores V6 turbo híbrido, foi um completo passeio da Mercedes e de Lewis Hamilton, mas começou contando histórias interessantes. Além da surpreendente mudança de Sebastian Vettel para a Ferrari e a volta de Fernando Alonso para a McLaren, a categoria presenciou a estreia de pilotos como Felipe Nasr, Carlos Sainz e Roberto Merhi. Mas nenhum deles causou tanto murmurinho quanto Max Verstappen, piloto da Toro Rosso que chegou fazendo barulho por ter apenas 17 anos de idade.

Apesar de não ter dominado a tabela de tempos na pré-temporada daquele ano, já se esperava um domínio da Mercedes para 2015, tendo em vista o que a equipe alemã alcançou em 2014. Assim, na classificação, as Flechas de Prata fecharam a primeira fila com Hamilton à frente de Nico Rosberg. A segunda fila tinha Felipe Massa e Sebastian Vettel. No entanto, o piloto brasileiro, considerado o ‘melhor do resto’, ficou a 1s3 do pole.

Entre os novatos, Sainz apareceu em uma surpreendente sétima colocação. Nasr também conseguiu avançar ao Q3 e foi 10º com a Sauber. Verstappen aparecia logo atrás. Apesar de ter estreado na F1 em 2015, Merhi não participou do GP da Austrália, uma vez que a Manor não conseguiu deixar nenhum dos carros prontos para o evento. O grid da etapa em Albert Park, na verdade, teve inúmeros desfalques. 

Valtteri Bottas, que sentiu as costas durante a classificação, Daniil Kvyat, que teve problemas com a caixa de câmbio, e Kevin Magnussen, que substituiu Alonso mas sofreu uma pane durante a volta de reconhecimento, não alinharam o carro no grid. Assim, a prova começava com apenas 15 carros.

Max Verstappen e Carlos Sainz estrearam na F1 em 2015 (Foto: Reprodução)

Na largada, Hamilton manteve a dianteira e foi seguido por Rosberg, Massa e Vettel. Na primeira curva, Kimi Räikkönen foi tocado por Sainz, destracionou e, quando tentou voltar para a tangência da curva seguinte, fechou a porta para Nasr, que tocou na Lotus de Pastor Maldonado. O venezuelano abandonou depois de rodar e bater no muro. Romain Grosjean, que também teve o carro avariado na confusão, recolheu para os boxes no giro seguinte. Assim, foi fim de prova para a Lotus.

A direção de provas então acionou o safety-car e o grid estava da seguinte forma. O top-4 se mantinha inalterado, mas Sainz havia pulado para quinto. O espanhol era seguido por Nasr, Daniel Ricciardo, Räikkönen, Verstappen e Nico Hülkenberg.

Na relargada, Hamilton se manteve na ponta e foi seguido por Rosberg. Mais atrás, no entanto, Massa resistia aos ataques de Vettel, mas conseguia se segurar à frente do tetracampeão. Nasr, por sua vez, ultrapassou Sainz antes da curva 1 e subiu para quinto. O brasileiro, inclusive, conseguiu resistir por um bom tempo à pressão que, posteriormente, foi imposta por Räikkönen e Ricciardo.

No giro 22, Massa foi para os boxes realizar a troca dos pneus e, apesar de a Williams ter feito um bom trabalho, a estratégia não deu muito certo. Isso porque o brasileiro voltou para a pista atrás de Daniel e demorou a efetuar a ultrapassagem no australiano. Com isso, Sebastian conseguiu um undercut e assumiu a terceira posição. 

O GP da Austrália de 2015 teve uma largada movimentada na curva 1(Foto: Reprodução)

Hamilton, que liderava com certa tranquilidade sobre Rosberg, trocou os compostos no giro 26. Na volta seguinte, foi a vez de o alemão ir aos pits e, com isso, o britânico retomou o primeiro lugar. Verstappen fazia uma boa corrida de estreia, foi para os boxes na volta 33 e retornou para a pista em nono. Um giro mais tarde, no entanto, a corrida do neerlandês chegou ao fim devido a um problema no motor da Toro Rosso.

Um pouco mais na frente, Ricciardo pressionava Nasr, que teve de se defender e permitiu que Kimi abrisse uma vantagem confortável na quinta colocação. Dessa forma, a Ferrari aproveitou para fazer uma segunda parada com o finlandês na volta 41, o que o permitiu seguir 4s8 à frente do brasileiro. Räikkönen, no entanto, teve um problema na roda traseira e teve de abandonar poucas voltas mais tarde.

A 15 voltas do fim, a briga da corrida estava entre Nasr e Ricciardo no que valia o quinto lugar. Daniel chegou a cortar a diferença para menos de 1s, mas o titular da Sauber conseguiu se segurar bem e, com os pneus do australiano cada vez mais desgastados, Felipe superou o rival para concluir em quinto e obter o melhor resultado de um brasileiro em uma estreia na F1.

O quinto lugar de Nasr foi o melhor resultado de um brasileiro na estreia na F1 (Foto: Reprodução)

Lá na frente, Hamilton conseguia administrar a vantagem de 2s que tinha sobre Rosberg. A dupla da Mercedes não chegou a brigar pela liderança em momento algum e, assim, o #44 comandou a dobradinha das Flechas de Prata. Vettel, que não foi mais incomodado por Massa, completou o pódio logo à frente do brasileiro. O top-10 ainda teve Ricciardo, Hülkenberg, Marcus Ericsson, Sainz e Sergio Pérez.

Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. A largada está marcada para a 1h do domingo (16). A corrida terá transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.