Na Garagem: McLaren anuncia Montoya para 2005 com um ano de antecedência

O colombiano Juan Pablo Montoya foi contratado pela McLaren para a temporada 2005 da F1, mas o anúncio foi feito com enorme antecedência: em 17 de novembro de 2003

Juan Pablo Montoya chegou à McLaren em 2005 para substituir David Coulthard, mas a contratação do colombiano foi anunciada com enorme antecedência pela equipe inglesa. Foi em 17 de novembro de 2003, quase 15 meses antes do início do campeonato de 2005, que a negociação foi oficializada ao público.

 
Montoya chegou à F1 pela Williams em 2001 e, em três temporadas, venceu três corridas. Em 2003, brigou pelo título até as últimas provas com Michael Schumacher e Kimi Räikkönen, porém chegando à etapa decisiva em Suzuka sem chances matemáticas.
 
Àquela altura, no entanto, rumores começavam a ferver indicando que o piloto não estava mais contente na Williams. Falava-se que ele podia entrar no lugar de Coulthard já em 2004, mas o contrato vigente com a Williams não permitiu. De qualquer forma, o acordo foi assegurado para 2005 ainda em 2003.
Montoya estreou pela McLaren na Austrália em 2005 (Foto: McLaren)
“Estou muito contente por me juntar à McLaren Mercedes. A equipe está sempre brigando pelo título mundial e tem uma história fantástica. É uma grande oportunidade para mim e estou realmente ansioso para guiar um dos carros deles pela primeira vez. Juntar-me a eles é um desafio incrível e uma experiência que pretendo aproveitar ao máximo”, afirmou Montoya.
 
Ron Dennis, chefão da McLaren, comentou a respeito do desejo que o time sempre demonstrou de contar com pilotos de primeira linha. “Queremos vencer corridas e campeonatos e, para fazer isso, temos que planejar o futuro enquanto aplicamos todos os esforços no curto prazo. A oportunidade de assinar com um talento como Juan Pablo era boa demais para se perder, e já há uma expectativa enorme dentro do nosso time para 2005”, falou.
 
“Nós certamente estamos ansiosos para ver o que ele poderá fazer em um dos nossos carros, e eu acredito que é algo que certamente não vai desapontar os fãs da F1 ao redor do mundo”, completou.
 
Montoya, no entanto, deixou o recado: “Meu foco no curto prazo é me concentrar 100% em conquistar o Mundial de 2004”.
 
Como se sabe, isso não aconteceu. Schumacher dominou a temporada 2004 e venceu 12 das primeiras 13 etapas, garantindo o título por antecipação no GP da Bélgica. Montoya foi o quinto colocado e venceu apenas o GP do Brasil, última corrida.
 
A passagem pela McLaren também não foi tão boa quanto Montoya imaginava. Foram 26 GPs, duas poles, três vitórias e sete pódios até uma demissão no meio de 2006.

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.