Na Garagem: Mercedes ‘chega chegando’ na F1 com dobradinha no GP da França

A Mercedes esperou até a quarta corrida da temporada 1954 para fazer sua estreia no Mundial de F1, mas o fez em grande estilo: com dobradinha em Reims

A Mercedes não poderia ter começado melhor na F1. As ‘Flechas de Prata’ foram vistas pela primeira vez no grid da categoria no dia 4 de julho de 1954 — pela concorrência, apenas de longe.
Vendo o sucesso que havia sido a criação do Campeonato Mundial e a presença de algumas das principais marcas da Europa, os alemães decidiram desenvolver o seu projeto. No entanto, não queriam chegar atrás.
 
A equipe foi criada em torno do argentino Juan Manuel Fangio, campeão em 1951. O único problema na fase inicial foi que o carro não ficaria pronto para a abertura da temporada. Fangio, assim, foi liberado para iniciar o ano com a Maserati e pegar o W196 STR assim que ele ficasse pronto.
A Mercedes estreou na F1 com vitória com Juan Manuel Fangio (Foto: Daimler AG)
Essa estreia se deu há 62 anos. No treino, Fangio fez a pole com 1s de vantagem para o companheiro de equipe Karl Kling. Alberto Ascari, da Maserati, ficou apenas em terceiro.
 
Kling tomou a frente na largada, e ele e Fangio trocaram de posição na liderança do GP sete vezes. Foi só na volta final que o argentino assegurou a vitória, cruzando a linha de chegada somente 0s1 à frente do alemão.
 
Sempre legal ver imagens coloridas daquela época: 
 
Uma equipe só voltou a fazer dobradinha em sua estreia no Mundial em 2009, com a Brawn de Jenson Button e Rubens Barrichello no GP da Austrália. Contudo, a equipe na verdade havia sido rebatizada a partir do espólio da Honda. De certa forma, o feito da Mercedes há 52 anos continua sendo único.
 
O time voltou a vencer em outras três ocasiões em 1954, ano que terminou com Fangio como campeão. No ano seguinte, foram cinco vitórias em seis GPs, e novo título do argentino. No entanto, a marca se retirou do automobilismo ao final da temporada devido à tragédia que matou mais de 80 nas 24 Horas de Le Mans.
PADDOCK GP #35 DEBATE MOTOGP, STOCK CAR E FAZ PRÉVIA DA F1 E FINAL DA F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.