Na Garagem: Monza é palco da chegada mais apertada de todos os tempos na F1

Peter Gethin, Ronnie Peterson, François Cevert e Mike Hailwood ficaram separados por apenas 0s18 no GP da Itália de 1971. E o quinto colocado, Howden Ganley, apareceu apenas meio segundo depois

Nem dá para gastar muito tempo descrevendo o que foi a chegada do GP da Itália de 1971, disputado há exatos 45 anos. O mais correto é colocar aqui o vídeo com o final mais apertado da história da F1.

 
Os carros para se prestar atenção: Peter Gethin, BRM, #18; Ronnie Peterson, March, #25; François Cevert, Tyrrell, #2; Mike Hailwood, Surtees, #9; e Howden Ganley, BRM, #19.
 
 
Não só os 0s010 que separaram Gethin de Peterson constituíram a menor diferença da história da F1: não há outra corrida na história que teve os cinco primeiros colocados separados por apenas seis décimos. Os quatro primeiros ficaram separados por somente 0s18 e passaram lado a lado pela linha de chegada.
 
Chris Amon fez a pole com a Matra, mas foi Clay Regazzoni, apenas oitavo no grid, quem assumiu a liderança na largada com a Ferrari. A briga nas voltas iniciais ainda envolveu os pilotos já mencionados mais Jackie Stewart, Jo Siffert e Jacky Ickx. 
 
Oito pilotos diferentes lideraram a prova, o que também é um recorde na F1. Os GPs do Canadá de 1973 e 2008, o da Inglaterra de 1975 e o da Austrália de 2013 tiveram sete líderes diferentes cada.
O GP da Itália de 1971 foi um dos melhores de todos os tempos na F1 (Foto: Forix)

           
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Como era tão normal nos anos 1970, problemas mecânicos foram eliminando concorrentes. Os motores de Ickx e Stewart quebraram após 15 voltas. O de Regazzoni, duas voltas mais tarde. Siffert teve problemas de câmbio e levou duas voltas do líder. E Amon foi um cara que chegou a controlar as ações antes de seu motor superaquecer.

 
Sobraram cinco carros, que brigaram até a bandeirada em uma batalha absolutamente incrível. Foi a única vitória de Gethin, e também a prova mais rápida da história da F1 com uma média de velocidade de 242,616 km/h. O recorde só foi quebrado em 2003, quando Michael Schumacher venceu com média de 247,586 km/h.
 
Felizmente, o YouTube tem na íntegra essa preciosidade. Divirtam-se!
 


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