Na Garagem: nome ‘Grand Prix’ surge em prova disputada em Pau, na França

A prova reconhecida como ‘primeiro GP da história’ aconteceu em 1906, mas o nome foi utilizado pela primeira vez cinco anos antes - e há exatos 115 anos — em um evento realizado em Pau

Os GPs que hoje acompanhamos a cada 15 dias no Mundial de F1 surgiram na França há 110 anos. O nome, entretanto, apareceu pela primeira vez um pouco antes: foi em 1901, no dia 17 de fevereiro, em Pau, também na França.
 
Em 1900, aconteceu a primeira edição da corrida no chamado ‘Circuit du Sud-Ouest’, na porção dos Pireneus voltada em direção ao Oceano Atlântico, bem próxima à fronteira com a Espanha. 
 
No ano seguinte, o evento foi disputado novamente, desta vez sendo tratada por um nome ligeiramente diferente: ‘Grand Prix du Sud-Ouest’ — em algumas publicações, o evento é citado como ‘Grand Prix de Pau’, o que é um erro; uma corrida com este nome surgiria décadas mais tarde, corrida esta que é disputada até os dias de hoje.
Desde a década de 30, em um traçado que mudou algumas vezes, o GP de Pau é disputado. Nos últimos anos, a atração principal é a F3 (Foto: Reprodução)
O ‘Grand Prix’ era uma referência aos ‘grandes prêmios’ que seriam entregues aos vencedores das distintas categorias.
 
O vencedor do GP foi Maurice Farman, que levou para casa o ‘Grand Prix de Pau’. Henri Farman venceu na classe destinada a carros leves, entre 400 e 650 kg, e faturou o ‘Grand Prix du Palais d’Hiver’, enquanto um segundo prêmio com este nome foi para Louis Renault — na classe para carros com menos de 400 kg.
 
Os ‘Grand Prix’ passaram a ser disputados constantemente só a partir de 1906, organizados pelo Automóvel Clube da França. E competições equivalentes surgiram no mesmo ano, chamadas de ‘Grandes Épreuves’. Tais corridas foram o embrião do que, após a Segunda Guerra Mundial, se tornou o Mundial de F1 em 1950.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.