Na Garagem: Piquet vence GP da Holanda e bota pressão em Jones pelo 1º título

Alan Jones estava sendo extremamente constante na temporada 1980, mas uma vitória de Nelson Piquet no GP da Holanda deixou bem quente a briga pelo caneco

Por mais que Alan Jones tivesse ido ao pódio em todas as vezes que viu a bandeira quadriculada na temporada 1980, havia um piloto que conseguia manter viva a briga pelo título: Nelson Piquet.

 
Mais do que nunca, o campeonato pegou fogo com a vitória de Piquet no GP da Holanda, disputado em 31 de agosto.
Alan Jones após tomar a ponta e antes de ter problemas em Zandvoort (Foto: Forix)
Pelo regulamento, contavam os cinco melhores resultados das sete primeiras provas e os cinco melhores resultados das sete últimas. Após o GP da França, que marcou a metade da temporada, o placar apontava 28 a 25. Então Jones foi para 47 com três pódios seguidos, e Piquet alcançou 36. A prova em Zandvoort foi a 11ª.
 
Jones largou em quarto e completou a primeira volta na liderança, mas danificou uma das ‘saias’ do seu carro ao passar sobre uma zebra. A partir dali, seu rendimento caiu demais, e ele só foi terminar em 11º, três voltas atrás.
Nelson Piquet venceu o GP da Holanda de 1980 (Foto: José Miguel Barros/Forix)
Já Piquet foi crescendo pouco a pouco até tomar a ponta de Jacques Laffite na 13ª volta. O piloto da Brabham então liderou até o fim para vencer por 12s para René Arnoux, que ganhou o segundo lugar de Laffite a três voltas da bandeirada.
 
A diferença no campeonato caiu para apenas dois pontos, e Piquet passaria à frente ao ganhar também em Monza, duas semanas mais tarde. No entanto, o brasileiro abandonou as duas últimas corridas com problemas mecânicos. Jones venceu ambas e deu à Williams seu primeiro título da F1. 
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.