Na Garagem: Porsche larga na pole-position pela primeira e única vez na F1

A Porsche é a maior vencedora nas 24 Horas de Le Mans, mas sua trajetória como equipe de fábrica na F1 é bem mais discreta: a única pole foi conquistada por Dan Gurney no GP da Alemanha de 1962

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Relacionadas

A história da Porsche como equipe de fábrica na F1 não é muito extensa. A montadora alemã participou de sete temporadas entre 1958 e 1964, e largou na primeira posição do grid uma única vez. Foi em um dia 5 de agosto, no ano de 1962, no GP da Alemanha em Nürburgring.

 
Quem colocou o carro de Stuttgart na posição de honra do grid foi o norte-americano Dan Gurney. Um mês antes, ele havia dado à montadora a única vitória na categoria. Agora, dava a única pole.
Dan Gurney de Porsche em 1962 (Foto: Forix)
Gurney cravou 8min47s2 ao redor do longo traçado do Nordschleife, exatamente 3s mais rápido que Graham Hill, o segundo colocado.
 
E a expectativa pelo início da disputa durou mais do que deveria: um dilúvio obrigou a direção de prova a adiar a largada. 
 

  
    google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
    google_ad_slot = “2258117790”;
    google_ad_width = 300;
    google_ad_height = 600;

Gurney segurou a ponta, mas foi ultrapassado por Graham Hill na terceira volta, quando passou a sofrer com problemas na bateria do seu carro. A falha rapidamente desapareceu, só que o segundo lugar também havia sido perdido, para John Surtees. Gurney tentou se recuperar, porém não teve ritmo suficiente para ameaçar os dois ingleses, contentando-se com a terceira posição.

 
Jim Clark foi outro destaque da prova, recuperando-se de uma péssima largada para chegar em quarto lugar, à frente de Bruce McLaren e Ricardo Rodríguez.
 
Para Gurney, esta foi a primeira de três poles na F1: conseguiu outras duas com a Brabham na temporada 1964. Seu currículo também tem quatro vitórias e um total de 19 pódios. Já a Porsche se saiu melhor na década de 1980, quando firmou parceria com a McLaren para produzir um motor turbo que levou o time a um título com Niki Lauda e dois com Alain Prost.
PADDOCK GP #40 RECEBE SÉRGIO JIMENEZ

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.