Na Garagem: Prost fica sem combustível e perde vitória por falta de peso na McLaren

Alain Prost venceu o GP de San Marino de 1985, mas acabou desclassificado duas horas depois por uma irregularidade técnica. O primeiro lugar ficou para Elio de Angelis, a segunda e última vitória do italiano na F1

Na era dos motores turbo, o GP de San Marino era cruel para o consumo de combustível do carro. Não faz muitos dias que lembramos aqui no ‘Na Garagem’ de uma outra corrida que teve cinco panes secas nas voltas finais. Essa é a história de outra corrida que teve gente sofrendo do mesmo mal.
 
Alain Prost cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, há exatos 31 anos, no Autódromo Dino Ferrari. Na volta da vitória, contudo, ficou sem combustível.
 
Não tem problema. Vai lá para o pódio, pega o troféu, faz a festa, dá as entrevistas. Se for rápido, dá até para ir embora do circuito.
O pódio do GP de San Marino, com Prost antes de ser desclassificado (Foto: Forix)
Duas horas depois, veio uma mudança no destino do francês. Com a pane seca, constatou-se que a McLaren estava 2 kg abaixo do peso mínimo exigido pelo regulamento. Resultado: o piloto foi desclassificado.
 
Com isso, a vitória passou para Elio de Angelis, da Lotus. Foi a primeira vitória do italiano desde 1982 e a segunda e última da sua carreira — ele morreu em 1986 em um acidente em Paul Ricard, testando para a Brabham.
Elio de Angelis na última vitória de sua carreira (Foto: Forix/Sibo)
Antes da bandeirada, também já haviam ficado sem combustível Ayrton Senna, Stefan Johansson e Nelson Piquet. O sueco ainda levou um ponto na sexta posição. O segundo lugar ficou para Thierry Boutsen, que precisou empurrar sua Arrows na reta de chegada para passar da linha. Valia tudo para garantir o primeiro pódio da carreira. Patrick Tambay foi o terceiro.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.