Na Garagem: Red Bull choca ao nomear Horner como chefe para estreia na F1

Christian Horner tinha apenas 31 anos quando foi contratado pela Red Bull para ser o chefe da equipe na temporada de estreia na F1. O anúncio chocou internamente, com os funcionários sendo pegos de surpresa pela demissão Tony Purnell e David Pitchforth

Até mesmo os funcionários da Red Bull foram pegos de surpresa quando a cúpula da empresa anunciou, há exatos 11 anos, que Christian Horner seria o chefe da equipe na estreia na F1.
 
Horner, de apenas 31 anos na época, havia sido campeão da F3000 no ano anterior com Vitantonio Liuzzi como piloto de seu time, a Arden. Ele começava a deixar sua marca no esporte, mas certamente havia dúvidas sobre sua capacidade de comandar um time de F1 — mas, principalmente, dúvidas a respeito das verdadeiras pretensões da Red Bull na categoria.
Christian Horner é, até hoje, chefe da Red Bull, tendo comandado quatro títulos (Foto: Getty Images)
Para a chegada de Horner, foram demitidos Tony Purnell e David Pitchforth. Purnell era o chefe da Jaguar desde 2002, quando assumiu o cargo que pertencia a Niki Lauda.
 
Duas publicações inclusive destacaram como internamente aquilo foi surpreendente. “Há um completo estado de choque dentro da organização”, afirmou uma fonte à ‘Autosport’. “A notícia foi recebida com um silêncio assustador, uma medida da afeição por Purnell e Ptichforth. Eles eram bem vistos no pitlane por sua discreta, porém eficiente tentativa de recuperar um time que passava por dificuldades. Max Mosley, o presidente da FIA, certa vez descreveu Purnell como um de apenas dois chefes de equipe inteligentes na F1”, foi a constatação do jornal ‘The Times’. 
 
Ambos vinham em atrito, contudo, com Dietrich Mateschitz, o dono da Red Bull. Em uma entrevista, seu braço direito, Helmut Marko, fez questão de colocar os pingos nos is: “O senhor Pitchforth precisa reconhecer que é um funcionário e não o dono. Todas as decisões serão tomadas em Salzburg, não na Inglaterra”.
 
“David e Tony mostraram que foram capazes de colocar um carro na primeira fila na Malásia no ano passado, então há uma boa base e um bom núcleo”, afirmou Horner. “A Red Bull veio para a F1 com a mente aberta, quer ser competitiva e me presenteou com uma oportunidade. Não nego que há uma grande tarefa pela frente, mas estou confiante de que com o espírito das corridas vamos conseguir levar este time para a frente e dar socos acima do nosso peso.”
 
Junto de Horner, que até hoje é o chefe da equipe, agora tetracampeã mundial, a Red Bull informou que havia contratado um novo diretor-técnico, que seria apresentado em algumas semanas… Seu nome? Adrian Newey.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.