Na Garagem: Senna supera dores na mão e vence GP de Mônaco pela última vez

Ayrton Senna venceu pela última vez no GP de Mônaco há 25 anos. Em Monte Carlo, o brasileiro sobrou em relação aos rivais com problemas de Michael Schumacher e Alain Prost, que ainda deu um show para chegar em quarto após ser 22º

Foi em 23 de maio de 1993, há exatos 25 anos, que Mônaco vivia um momento histórico. O maior vencedor da prova mais famosa do calendário triunfava pela sexta e última vez. Ayrton Senna chegava ao topo novamente com a McLaren.

 
E o início de temporada era muito promissor para o tricampeão. O brasileiro da McLaren já tinha vencido no Brasil e em Donington, também com segundos lugares na Espanha e na África do Sul. O único revés tinha sido um abandono em San Marino, mas a luta com o rival histórico Alain Prost e a poderosa do momento Williams estava viva.
 
A pista era a mais especial possível para Senna, uma química perfeita. Foi lá que Ayrton buscou seu primeiro pódio com a modesta Toleman e, com carros competitivos, praticamente sempre vencia: de 1987 até 1993, só não ganhou em 1988, foram 'apenas' cinco vitórias seguidas no Principado.
Ayrton Senna venceu em Mônaco em 1993 (Foto: AFP)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Acontece que em 1993 a coisa seria muito mais complicada e o restante do campeonato explicaria claramente o motivo: a Williams era assustadoramente superior. E até foi mesmo em Mônaco, com a vitória de Senna tendo acontecido por vias bem longe das comuns.
 
E tudo começou com uma classificação em que Prost colocou mais de 0s6 no segundo colocado Michael Schumacher, ainda garoto que corria pela Benetton, e quase 1s cheio em cima de Senna, terceiro no grid e com muitas dores na mão após uma pancada no treino livre.
Alains Prost podia ter sobrado (Foto: AFP)
Na prova, os três mantiveram as posições de largada, mas a corrida rapidamente trocou de mãos quando Prost foi punido por queimar a saída. E ali ele perdeu a prova, já que ficou parado nos boxes e despencou até perder uma volta para os ponteiros.
 
Schumacher virava líder e Prost, por incrível que pareça, ganhava ainda mais protagonismo na prova do que antes. Isso porque o francês caiu para 22º e começou a atropelar todo mundo que aparecia na sua frente.
Michael Schumacher tava crente que venceria a segunda na carreira (Foto: AFP)
Com a prova aparentemente controlada, Schumacher teve problemas hidráulicos e abandonou, vendo a segunda vitória da carreira escorrer pelas mãos. Assim, Senna só precisou administrar a corrida e manter o bom ritmo.
 
Acabou sendo uma das vitórias mais tranquilas de Ayrton no Principado mesmo sem ter um ritmo muito melhor que o de seus principais concorrentes. No fim das contas, foram 52s118 de vantagem para Damon Hill, companheiro de Prost que cruzou no segundo lugar. Jean Alesi completou o pódio pela Ferrari.
Jean Alesi vibra no pódio (Foto: AFP)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Após recuperação fenomenal, Prost chegou ainda em quarto, superando o brasileiro Christian Fittipaldi no fim. Aliás, aquele foi um dos melhores resultados da carreira de Christian, que vestia as cores da Minardi. O último a pontuar foi Martin Brundle, da Ligier. Rubens Barrichello foi nono com a Jordan. 
 
"Mônaco tem sido muito especial para mim, não somente pelas seis vitórias que já aqui consegui, mas pelos resultados que tenho obtido nesta pista ao longo dos últimos anos e com carros diferentes, motores diversos e várias condições. Foi aqui que subi pela primeira vez ao pódio na F1, no ano da Toleman e, a partir daí, os resultados falam por si. Por isso, Monte Carlo continua sendo muito especial para mim", disse Senna depois da prova.
Ayrton Senna na festa da vitória (Foto: AFP)
"Sempre esperei conseguir ganhar este ano, mas depois do meu acidente na quinta-feira, perdi o ritmo, e existe uma enorme diferença, neste circuito, entre andar a 90 ou a 100%. Acho que só hoje, no warm-up, consegui reencontrar o meu ritmo. Como não consegui um lugar na primeira fila, sabia que não podia assumir o comando logo no início e ia ser uma corrida muito dura. Acho que o Prost antecipou a partida por sentir uma grande pressão comigo atrás dele e a sua ânsia de chegar na frente na primeira curva", completou.
 
Senna deixou Mônaco com 42 pontos na conta, cinco a mais do que Prost e já 24 na frente de Hill. No entanto, a superioridade da Williams fez muita diferença no restante do ano e o francês foi campeão com 26 pontos de vantagem. Aquela foi a última vitória de Ayrton em Monte Carlo e a antepenúltima de sua vida.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.