Na Garagem: Senna vence em Phoenix após grande duelo com Alesi

No dia 11 de março de 1990, a F1 abriu a temporada com uma grata surpresa. Jean Alesi, da Tyrrell, liderou mais de 30 voltas da corrida até ser superado por Ayrton Senna, que suou para bater o então novato francês

O dia 11 de março de 1990 marcou um dos duelos mais alternativos da história da Fórmula 1. Na ocasião, as ruas de Phoenix receberam a abertura da temporada, com o GP dos Estados Unidos. Ayrton Senna saiu vitorioso após suar em uma batalha com o jovem Jean Alesi.
 
O treino classificatório contou com chuva que bagunçou o grid. A pole ficou com Gerhard Berger, estreando na McLaren, acompanhado de Pierluigi Martini, da Minardi, na primeira fila. Andrea de Cesaris, da Dallara, fez o terceiro tempo, com Alesi, da Tyrrell, em quarto. Senna saiu apenas de quinto, enquanto o campeão mundial Alain Prost, agora na Ferrari, foi o sétimo mais rápido.
 
A largada contou com surpresa. Alesi, que estava apenas em sua nona corrida na F1, não teve dificuldades para deixar Martini e De Cesaris para trás, e superou Berger antes da primeira curva, assumindo a liderança. A Tyrrell já vivia momentos ruins na categoria, e não vencia uma prova desde 1983.
Largada do GP dos Estados Unidos de 1990 (Foto: Reprodução)
Senna, que também largou bem, não demorou muito para assumir o terceiro lugar, ficando atrás apenas do jovem francês e do companheiro Berger, que acabou na barreira de pneus na oitava volta da corrida. O campeão mundial de 1988 começou a cortar a distância e perseguir Alesi, que conseguiu uma boa vantagem nos giros iniciais da prova.
 
Atual campeão do mundo, Prost teve um começo esquecível na Ferrari. Após ganhar posições e aparecer no quarto lugar, precisou abandonar com problemas de câmbio. Nigel Mansell, companheiro de equipe, largou de 17º e chegou a aparecer em quinto, mas sofreu um acidente, deixando o time italiano sem pontos na abertura do ano.
 
Com menos equipamento, Jean conseguiu se segurar enquanto deu. Na volta 34, Senna colocou o carro por dentro contra o líder, mas foi surpreendido ao ver que a Tyrrell manteve a linha de fora na saída e usou a de dentro na curva seguinte. O brasileiro manteve a estratégia na volta seguinte, agora com sucesso.
Ayrton Senna e Jean Alesi (Foto: Reprodução)
Ayrton Senna partiu para a 21ª vitória da carreira na F1 no ano que conquistaria o bicampeonato mundial. Alesi conquistou o primeiro pódio da carreira, feito que repetiria novamente com a Tyrrell no GP de Mônaco. Thierry Boutsen fechou o pódio. No ano seguinte, o francês de 25 anos assinou com a Ferrari, onde permaneceu por cinco temporadas.
 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube