Na Garagem: Vettel frustra Alonso, vence em Abu Dhabi e conquista título mundial

A Ferrari caiu no truco da Red Bull e e viu Sebastian Vettel se tornar o mais jovem campeão mundial da história, enquanto Fernando Alonso amargou o primeiro dos três vices pela Scuderia

O dia 14 de novembro de 2010 marcou um dos encerramentos mais improváveis da história da Fórmula 1. O circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, viu o jovem Sebastian Vettel, aos 23 anos e 134 dias, se tornar o mais jovem campeão mundial de todos os tempos.

A temporada foi marcada por um interessante equilíbrio de forças entre Red Bull, Ferrari e McLaren. As equipes dividiram as vitórias ao longo do ano, e os grandes destaques da temporada eram o bicampeão Fernando Alonso, da Ferrari, e o improvável Mark Webber, da Red Bull. Ambos dividiram a liderança em boa parte do campeonato.

O jovem Vettel era regular e vencia corridas, mas vez ou outra esbarrava na imaturidade, como na batida com Webber na Turquia e com Jenson Button, na Bélgica. As vitórias no Japão e no Brasil aproximaram o alemão da dupla de líderes. Antes da rodada final, Alonso era líder com 246 pontos, seguido por Webber com 238 e Vettel com 231. Hamilton pintou como o quarto elemento com chances de título, com 222.

2010 Abu Dhabi Grand Prix - RESULTS
Vettel levou pressão de Hamilton, mas saiu à frente (Foto: Reprodução)

Na classificação, Vettel voou para cravar a pole-position, com Hamilton em segundo, Alonso em terceiro e Webber em quinto. Na largada, o alemão pulou muito bem, fechando Lewis na primeira curva e garantindo a ponta. Alonso foi mais conservador e caiu para quarto. Ainda na primeira volta, Michael Schumacher, de Mercedes, rodou sozinho na curva 6 e levou uma pancada de Vitantonio Liuzzi, o que provocou a entrada do safety-car.

Com o carro de segurança na pista, Rosberg e Vitaly Petrov, da Renault, foram chamados aos boxes. A relargada aconteceu na volta 6, com a dupla fora dos pontos. A corrida se manteve com pouca movimentação até a volta 10, quando Mark Webber, em um movimento de truco da Red Bull, foi aos boxes e colocou pneus duros, voltando atrás justamente de Nico e Vitaly.

Na volta 15, foi a vez de Alonso, com a Ferrari aceitando o truco, ir aos boxes quando ocupava o quarto lugar. Conseguiu retornar à frente de Webber, mas atrás do russo Vitaly Petrov, que viraria o seu algoz ao longo da corrida.

Alonso preso atrás de Vitaly Petrov (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O trio formado por Vettel, Hamilton e Button conseguiu abrir vantagem e alongar o stint. Lewis foi aos boxes na volta 23, enquanto Sebastian parou na 24. Button assumiu a liderança de forma provisória. Enquanto isso, Alonso encostou na traseira de Petrov, mas não conseguia criar uma oportunidade de ultrapassagem. Na melhor chance que teve, viu o russo atrasar a frenagem, quase causando uma batida.

O tempo passava e o espanhol seguia preso atrás do russo. Gastava os pneus, encostava no carro da Renault, mas não conseguia a ultrapassagem. Após 40 voltas, foi a vez de Button finalmente parar, recolocando a liderança nas mãos de Sebastian Vettel.

Vettel cruza a linha de chegada em primeiro (Foto: Reprodução)

O alemão carregou a liderança até a linha de chegada, seguido por Button e Hamilton. Alonso cruzou a linha de chegada na sétima posição. “Du bist weltmeister” gritou o engenheiro Guillaume Rocquellin, avisando Vettel que era o mais novo campeão mundial, por apenas 4 pontos.

“Estou sem palavras. Não sei o que você deve dizer nesses momentos, foi uma temporada incrivelmente difícil para mim e para todos nós, física e mentalmente. Sempre acreditamos em nós mesmos – não importa o que as pessoas falassem – na equipe e no carro. Continuei acreditando em mim mesmo e hoje foi um dia especial para todos. Eu me levantei esta manhã e tentei não pensar em nada. Tentei evitar o contato com as pessoas e apenas tentei fazer minhas próprias coisas. Eu sabia que tudo o que podia tentar fazer era vencer esta corrida e dar o meu melhor. Só lideramos este campeonato uma vez nesta temporada, mas foi quando importou”, declarou Vettel.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.