Na Garagem: Villeneuve enfim aproveita chance e ganha pela primeira vez na F1

Jacques Villeneuve foi um dos pilotos que esperou menos pela primeira vitória no Mundial de F1: ele ganhou na quarta prova que fez na categoria, há 20 anos

Recém-chegado da Indy, onde vencera o título e as 500 Milhas de Indianápolis em 1995, Jacques Villeneuve quase faturou a corrida de estreia na F1. A espera acabou sendo um pouco mais longa do que isso, e terminou há exatos 20 anos, em 28 de abril.
 
Na Austrália, depois de fazer a pole e a volta mais rápida, Jacques perdeu rendimento com um vazamento de óleo na Williams e foi só segundo. No Brasil e na Argentina, o canadense largou em terceiro: rodou em Interlagos e foi segundo novamente em Buenos Aires.
 
Cartão de visitas entregue, a primeira apresentação em solo europeu foi no fim de abril, no GP da Europa.
Jacques Villeneuve estreou na F1 em 1996 (Foto: Forix/Rick Dikeman)
Em Nürburgring, o filho de Gilles formou a primeira fila ao lado de Damon Hill, com 0s780 separando a dupla da Williams. Michael Schumacher se classificou em terceiro.
 
A péssima largada, entretanto, atrapalhou o futuro campeão daquela temporada. Hill caiu para quinto na primeira volta. Villeneuve assumiu o primeiro lugar com David Coulthard, Rubens Barrichello e Schumacher na perseguição.
 
Enquanto seu companheiro tentava em vão se recuperar, Villeneuve ia duelando com o bicampeão Schumacher. Para o alemão, uma eventual vitória teria um significado enorme: em casa, na Alemanha, ganharia pela primeira vez com a Ferrari. Mas não foi possível superar a fortíssima Williams-Renault, e Villeneuve viu a bandeirada 0s7 antes.
 
Coulthard completou o pódio, e Hill foi somente o quarto colocado. A dupla da Jordan, Barrichello e Martin Brundle, completou a zona de pontuação.
 
Na história da F1, conta-se nos dedos de uma mão os pilotos que venceram seu primeiro GP mais rapidamente que Villeneuve: Giuseppe Farina, na primeira corrida da história, e Juan Manuel Fangio, na segunda. Tony Brooks ganhou na terceira. E Emerson Fittipaldi e Ludovico Scarfiotti, a exemplo de Villeneuve, triunfaram na quarta da carreira.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.