Na Garagem: Williams vence primeira edição da história do GP de Mônaco

O mais tradicional dos Grandes Prêmios nasceu há 87 anos no sul da França: o GP de Mônaco foi disputado pela primeira vez em 1929 e terminou com vitória do inglês Williams Grover-Williams

Já é um idoso o GP de Mônaco. Uma das provas mais tradicionais do Mundial de F1, e certamente a mais esperada do ano, o evento aconteceu pela primeira vez antes mesmo da categoria nascer. A primeira edição do GP de Mônaco foi em 14 de abril de 1929.
 
O idealizador da corrida nas ruas do Principado foi Antony Noghès, que hoje dá nome à última curva do circuito – antigamente conhecida como curva do Gasômetro.
 
De uma família que fizera fortuna na indústria de cigarros, Antony era filho de Alexandre Noghès, o fundador do Automóvel Clube de Mônaco, e queria fazer com que o clube ganhasse status nacional, deixando assim de ser subordinado aos órgãos franceses.
A solução para convencer a associação que era responsável pelo esporte a motor a nível internacional no começo do século passado foi criar o GP. A proposta ganhou o apoio do Príncipe Louis II, e de Louis Chiron, um dos principais pilotos da época.
 
Sinal verde dado, foram disparados os convites para as principais fábricas e pilotos da época. A Mercedes mandou seu principal piloto, Rudolf Caracciola, que terminou no pódio depois de largar em 15º com o sorteio que definiu o grid. O vencedor foi o britânico William Grover-Williams, guiando um Bugatti, após 100 voltas e quase quatro horas de disputa.

Felizmente, há imagens daquela corrida:

 
Chiron não chegou a competir, pois já tinha viajado aos Estados Unidos para se preparar para as 500 Milhas de Indianápolis, disputadas no fim de maio. No ano seguinte, ele marcou presença e chegou em segundo, atrás de René Dreyfus, francês de Nice, a cidade mais próxima de Mônaco. Chiron ganhou em 1931 e e é, até hoje, o único monegasco a ter vencido no Principado.
 
73 edições já foram realizadas, sendo 62 dentro do Mundial de F1 – em 1950 e ininterruptamente de 1955 para cá. O maior vencedor é o brasileiro Ayrton Senna, com seis triunfos.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.