Na luta por top-3 da Fórmula 1, Aston Martin confirma novo chassi para 2021

Em meio a um cenário econômico conturbado e com desenvolvimento limitado de peças de 2020, a Aston Martin resolveu apostar as fichas em uma mudança no chassi para tentar derrotar a McLaren, a Ferrari e a Renault em 2021

A temporada 2021 da Fórmula 1 vai ser uma espécie de continuação do campeonato de 2020 em muitos aspectos, mas com suas diferenças. Apesar do regulamento bastante próximo do anterior, as equipes vão mexer em alguns pontos de seus carros e, no caso da Aston Martin, uma das mudanças é importante: o chassi, grande aposta para levar a melhor na apertada disputa pelo terceiro lugar do Mundial de Construtores.

Ainda com o nome de Racing Point, a equipe perdeu o top-3 em 2020 de forma dramática. Na última corrida, em Abu Dhabi, a McLaren somou 18 pontos, enquanto a Racing Point, que vinha de vitória com pódio duplo em Sakhir, só anotou 1 tento. Para 2021, com Sebastian Vettel na vaga de Sergio Pérez, o time mantém a essência do carro anterior, mas longe de ser igual.

“Não tivemos o padrão de desenvolvimento que geralmente temos, então a filosofia foi praticamente manter o carro. Mesmo assim, a FIA fez algumas mudanças aerodinâmicas importantes para tirar downforce e diminuir um pouco da velocidade. Assim, precisamos redesenvolver muita coisa”, disse Otmar Szafnauer, chefe do time, ao canal britânico Sky Sports.

A Aston Martin, bem como todos os times do grid, passa por um momento financeiro que não é dos melhores. A pandemia de covid-19 diminuiu consideravelmente os investimentos na categoria, o que fez o regulamento novo passar para 2022. Assim, os times ficaram com duas fichas de desenvolvimento para 2021 e a equipe de Lawrence Stroll focou no chassi.

“É a primeira vez que um mesmo carro vai para o ano seguinte com tantas partes novas. Então, ainda que a filosofia seja de preservar o que veio de 2020, temos muitas partes novas no carro, bastante desenvolvimento aerodinâmico novo e até chassi novo fizemos. O carro é parecido com o de 2020, mas predominantemente novo”, seguiu.

Com a chegada de Vettel, a Aston Martin tenta se firmar no top-3 da categoria, mas o dirigente vê a Ferrari, mordida pelo desempenho de 2020, e a McLaren, de motor Mercedes, como adversárias bastante perigosas.

“O terceiro lugar é a nossa meta. Não acho que vai ser fácil, temos adversários formidáveis, mas é a meta. A Ferrari vai trabalhar duro para se recuperar, a McLaren vai mudar de motor e usar o mesmo que o nosso e sei que isso foi feito pensado para disputarem com a gente. A FIA fez algumas mudanças que podem impactar nas performances dos carros e, além disso, alguns pilotos mudaram de equipe, vamos ver como a coisa fica”, completou Szafnauer.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.