Na terceira passagem pela Toro Rosso, Kvyat diz que “pilotagem vai responder” sobre amadurecimento

Será que Daniil Kvyat resolveu os problemas que atormentaram a última passagem pela Toro Rosso? O russo não responde nem 'sim', nem 'não': os resultados na pista é que vão dar o veredito a respeito do amadurecimento de um piloto que saiu da Fórmula 1 pela porta dos fundos em 2017

Daniil Kvyat deixou a F1 pela porta dos fundos em 2017, mas ganhou uma nova chance em 2019. O russo, que passou a ser visto como um piloto inconstante e propenso a incidentes, quer provar que mudou. Mas não apenas dizendo que melhorou: para Kvyat, o melhor jeito de responder o questionamento é com boas atuações ao longo da temporada.
 
"Não quero dizer se mudei ou não", comentou Kvyat. "Eu sei que houve muita especulação a respeito disso, se eu amadureci ou não e assim por diante, mas prefiro deixar que minha pilotagem responda isso. Só quero entrar no carro e ver o que acontece. Existe muito trabalho por fazer, tenho quatro dias de pista em Barcelona antes de correr e isso vai ser muito importante para todos", continuou.
 
A terceira passagem de Kvyat pela Toro Rosso — as outras duas foram em 2014 e entre 2016 e 2017 — começou já em dezembro passado, com aparição nos testes pós-temporada da F1 em Abu Dhabi. Foi a primeira atividade coletiva de Daniil na F1 desde o GP dos Estados Unidos de 2017, último antes do desligamento com Faenza. Ao longo dos mais de 12 meses entre as duas sessões, o russo teve a chance de se manter em forma como piloto de simulador da Ferrari.
Daniil Kvyat ganha nova chance em Faenza (Foto: Toro Rosso)
"Eu sou muito grato pela oportunidade que a Ferrari me deu ano passado", afirmou o russo. "Foi uma grande experiência e eu dei meu melhor. Gostei muito de trabalhar com eles. Eles foram gentis, então os recompensei com trabalho pesado, nunca dizendo 'não' a dias extra de trabalho. Foi um prazer. Sendo sincero, acho que, mesmo pilotando só no simulador, hoje em dia eles são tão sofisticados que você consegue treinar e treinar. Pilotar tanto lá me ajudou a seguir em forma e não esquecer as sensações de um carro de F1", encerrou.
 
Em 2019, Kvyat tem Alexander Albon como companheiro de equipe na F1. Enquanto o russo aproveita a terceira oportunidade na categoria principal do automobilismo, o tailandês disfruta da primeira após temporada convicente na Fórmula 2.
 
A pré-temporada da F1 começa na segunda-feira (18), em Barcelona. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a pré-temporada da F1 em Barcelona com os repórteres Eric Calduch, Evelyn Guimarães e Vitor Fazio, e o fotógrafo Xavi Bonilla. Acompanhe tudo aqui.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.