“Não foi a melhor forma de abrir o fim de semana”, diz Verstappen após treinos na Itália

Max Verstappen bateu no treino livre da manhã, explorou os limites da pista ao máximo, mas não se sentiu confortável com o carro da Red Bull nesta sexta-feira em Monza. Alexander Albon, terceiro mais rápido no TL1, também não se mostrou completamente satisfeito com o RB16 no templo do automobilismo

Num contexto normal, Max Verstappen só está atrás em termos de performance das Mercedes de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Assim, o terceiro lugar, sobretudo em treinos livres e classificação, é a posição natural para Max Verstappen. Mas o holandês terminou em quinto nas duas sessões desta sexta-feira (4) que abriu os trabalhos de pista do GP da Itália. Pela manhã, Alexander Albon, com a carro #23 da Red Bull, foi o terceiro mais rápido, mas foi 0s797 mais lento que a Mercedes de Bottas, enquanto Verstappen fechou com 0s938 de déficit para o líder. No período da tarde, Albon teve seu melhor tempo deletado e fechou só em 14º lugar, enquanto Verstappen repetiu o top-5, sendo superado também pela McLaren de Lando Norris e a AlphaTauri de Pierre Gasly, e ficou 1s036 distante da marca de Hamilton, o mais rápido do dia.

Para piorar, Verstappen ainda provocou a única bandeira vermelha do dia ao, no treino livre 1, escapar na saída da Variante Ascari e bater de frente seu carro na barreira de proteção. O bico foi trocado e não houve maiores problemas, mas o incidente revelou deficiências do carro #33 em termos de equilíbrio, como reportou o próprio holandês.

“Estamos sofrendo com o equilíbrio como um todo e com a aderência hoje, então temos um pouco de trabalho a fazer e não foi a melhor forma de começar o fim de semana”, lastimou.

F1; FÓRMULA 1; GP DA ITÁLIA; MAX VERSTAPPEN; SEXTA-FEIRA; BANDEIRA VERMELHA;
Max Verstappen provocou a única bandeira vermelha desta sexta-feira em Monza (Foto: Reprodução)

Max falou sobre a causa de parte dos tempos registrados pelos pilotos terem sido deletados. No fim das contas, a maioria usou ao máximo os limites de pista da curva Parabólica, que dá acesso à reta dos boxes, mas quem colocou as quatro rodas do carro para fora da linha acabou tendo seus respectivos tempos perdidos.

“Estamos todos tentando encontrar os limites na pista e na curva 11, se tiver um tempinho, então é melhor simplesmente deixar o carro escapar, o que não importa muito durante os treinos, e é por isso que muitos de nós tivemos tempos deletados”, explicou.

Em relação ao acidente sofrido pela manhã, Verstappen disse que a situação não resultou em maiores consequências. “A equipe consertou meu carro rapidamente no primeiro treino e não afetou em nada a partir da segunda sessão, então não há preocupações”.

Alexander Albon foi o terceiro mais rápido do treino da manhã (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Por sua vez, Albon ressaltou que o rendimento como um todo, se não foi o ideal em razão dos problemas de equilíbrio do RB16, também não foi o pior.

“Tive uma boa impressão no treino da manhã e o da tarde não foi ruim, só precisamos ajustar algumas poucas coisas no carro para as curvas de baixa e de alta velocidades. Está mais apertado do que o esperado, e acho que 0s1 pode fazer a diferença entre três ou quatro posições. Sabemos que temos algum dever de casa a fazer, então podemos ajustar o equilíbrio do carro para onde queremos que ele esteja, mas acho que há potencial para melhorar nosso pacote aqui”, disse.

O anglo-tailandês lembrou que sua posição na tabela de tempos da tarde não reflete o real potencial do seu carro para a sequência do fim de semana. “Minha melhor volta no segundo treino foi excluída por exceder os limites de pista na curva 11, o que aconteceu com muitos de nós hoje”.

Questionado sobre o que espera da classificação no sábado em Monza, com vários pilotos tentando tirar proveito do vácuo gerado pelo carro que está à frente, o piloto acredita que o cenário vai ser mais tranquilo do que foi a sexta-feira após um quase congestionamento visto em determinados momentos do TL2.

“O que estamos vendo são pessoas se apoiando em você na última curva quando eles começam a volta e, assim, você recebe o ar sujo deles e sofre para se manter firme na curva. Obviamente, todos estão tentando abrir espaço para começar a volta, mas a classificação deve ser um pouco mais fácil porque todos vão estar acelerando ao mesmo tempo”, concluiu.

A Fórmula 1 volta a acelerar em Monza na manhã deste sábado, a partir de 7h (de Brasília), enquanto o treino classificatório que vai definir o grid de largada está marcado para 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo sobre o GP da Itália AO VIVO e em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.