Quarto mais rápido na classificação deste domingo (22), último dia de testes de pré-temporada na primeira bateria de sessões em Barcelona, Felipe Nasr girou 72 vezes, mais ou menos a metade do que gostaria. Mas voltou a mostrar que a Sauber pode ser rápida.
Se a Sauber queria ter mais um dia cheio para encerrar a primeira bateria em Barcelona, acabou tendo uma decepção pela manhã, quando Nasr deu apenas três voltas e teve de parar por problemas. Mesmo assim, Nasr preferiu olhar do lado positivo: melhor nos testes que num fim de semana para valer. E ainda celebrou ter conseguido rodar bastante à tarde.
"Nunca é ideal ter o carro parado na garagem, especialmente num último dia de treino. Mas é melhor resolver esses problemas agora que num final de semana de corrida. Então preferimos aproveitar a parte da manhã com o carro parado para fazer uma revisão geral em tudo, e com isso tivemos uma tarde bem mais produtiva", disse.
"Me deixou bem ocupado, num bom sentido, já que eu pude andar desde o começo até o final da tarde com diferentes programas, pneus e também fazer long-runs para ter a sensação do carro enquanto o pneu vai desgastando", seguiu.
Sobre o problema que teve, disse apenas ter sido mecânico e de várias partes do carro, que precisou ser desmontado. E a parada na pista ao fim da sessão vespertina nada mais foi que o resultado de uma checagem de gasolina.
"Foi um problema mecânico, um pouco de tudo em geral. Parte do chassi, motor, uma combinação de tudo. Tiveram que desmontar o carro todo e fazer uma revisão geral para ter certeza que não ia dar problema", falou.
Felipe Nasr (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
"À tarde a gente estava checando o sistema de gasolina, então tem que ir até ela acabar. Hoje eu estava planejado para fazer 140 voltas", contou.
O piloto disse que não melhorou mais o tempo quando colocou os compostos supermacios por conta de um erro dele mesmo, mas que vinha pelo menos 0s4 abaixo do que já anotara. E vê espaço para melhorar ainda mais em desempenho. E avaliou o quanto pode aproveitar em meio às dificuldades.
"Eu ia ganhar mais tempo. Se prestar atenção no meu segundo pneu, eu vinha 0s4 mais rápido no segundo setor e abortei a volta. Foi a primeira vez que usei pneu supermacio num F1. Deu para ver que tem mais performance. Eu diria que uns 0s6, 0s7", analisou.
"Deu para parar, fazer um pit-stop de verdade, sair com tanque cheio, o carro tem toda uma reação diferente com compostos de pneus diferentes. Isso foi importante, eu experimentar, porque na corrida é assim que funciona", falou.
Nasr ainda garantiu que a Sauber avançou, mas sem dizer onde acredita que a equipe se encontra em relação às adversárias, até porque é difícil saber em que ponto elas estão.
"O passo à frente nós demos, mas é difícil julgar o quanto os outros deram. Mas é um carro mais consistente, mais previsível e certamente melhor que em Jerez. Lá o desempenho nesses long-runs não foi tão bom quanto aqui.
"A Toro Rosso bateu logo à tarde, acho que iam começar uma série de long-runs, não deu para comparar. A Lotus parece que está competitiva. Acho que no pneu macio e no supermacio eles tiveram um desempenho decente. Agora é analisar esses últimos dias, ver o que precisa melhorar, mas eu ainda acho que esses long-runs estão bem longe de serem bem competitivos", ponderou.
E ainda se mostrou cada vez mais confortável.
"Eu me sinto mais em casa, mais à vontade, conhecendo melhor o carro, sabendo o que precisamos melhorar. Então, sim, me sinto melhor aqui que em Jerez", concluiu.
Os testes continuam no próximo dia 26, mais uma vez em Barcelona, e o GRANDE PRÊMIO acompanha com o repórter Renan do Couto e o fotógrafo Xavi Bonilla.
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.