Newey admite que Red Bull deveria ter iniciado mais cedo projeto do RB10: “Teria sido inteligente”

Adrian Newey, projetista e diretor-técnico da Red Bull, reconheceu que a equipe austríaca deveria ter iniciado os trabalhos com o novo carro um pouco mais cedo no ano passado. Os atuais campeões enfrentaram uma pré-temporada complicada neste ano


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Diretor-técnico da Red Bull, Adrian Newey admitiu que a equipe austríaca deveria ter se concentrado no projeto do RB10 um pouco mais cedo no ano passado. Os atuais campeões viveram uma pré-temporada conturbada em Jerez e no Bahrein neste ano e vão iniciar o Mundial, neste final de semana, com pouquíssima quilometragem na comparação com as rivais.

O RB10, pilotado por Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, acumulou apenas 320 voltas durante as três baterias de testes coletivos — menos de um terço do que somou a Mercedes, por exemplo. A esquadra de Milton Keynes enfrentou falhas em relação à instalação do motor e lutou contra o superaquecimento dos componentes durante todos os 12 dias de atividades.


Adrian Newey reconheceu que o time deveria ter iniciado mais cedo o trabalho com o RB10 (Foto: Getty Images)


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A Red Bull decidiu, em agosto do ano passado, avançar com o desenvolvimento do RB9 para maximizar suas chances de manter seus títulos. A medida foi muito bem-sucedida, já que Vettel venceu todas as nove provas finais da temporada 2013, assegurando o quarto Mundial consecutivo.

"Olhando para trás, teria sido mais inteligente se tivéssemos nos concentrado mais cedo e por completo no novo carro", reconheceu o projetista do time ao ‘Red Bulletin’, publicação da própria marca de bebidas energéticas. "Em agosto, ninguém poderia imaginar que estaríamos tão à frente com o RB9 até o fim da temporada", completou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.