Newey admite vontade de deixar F1 após 2014: "Há outras coisas com as quais eu gostaria de me envolver"

Projetista de maior sucesso da história da categoria, britânico segue na Red Bull em 2014, mas pode exercer sua função na America's Cup, maior torneio de iatismo do planeta

 
A dinastia de Adrian Newey na F1 pode estar prestes a chegar ao fim. E não se trata da previsão de uma quebra da hegemonia da Red Bull em 2014: o mais bem sucedido projetista da história da categoria pode mudar de prancheta após o próximo campeonato.
 
Quem admite a possibilidade é o próprio britânico, que parece estar em busca de novos desafios após ajudar a equipe rubrotaurina a chegar ao quarto título consecutivo de Construtores e também de Pilotos, através das mãos do tetracampeão Sebastian Vettel.
 
"Estou com 54 anos agora", disse Newey ao jornal 'The Telegraph'. "Há muitas outras coisas com as quais eu gostaria de me envolver", admitiu o projetista.
Sebastian Vettel e Adrian Newey: casamento perto do fim? (Foto: Red Bull/Getty Images)
Seu futuro pode estar ligado à America's Cup, maior torneio de iatismo do mundo e também a competição mais antiga e tradicional do esporte desde os Jogos Olímpicos modernos, retomados no século XIX. "Quem sabe?", despistou, ao ser questionado sobre o tema.

Especula-se que Dietrich Mateschitz, magnata dono da fabricante de energéticos, pretende montar sua própria equipe na America's Cup, e levaria Newey para o projeto. O projetista não desmentiu o rumor: "Não é nada que eu tenha conversado por muito tempo com ele."
 
Para 2014, porém, seu lugar é mesmo a Red Bull. "Meu futuro imediato está na F1. Estou totalmente comprometido para o próximo ano e com as novas regras", encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.