Newey prevê que performance dos novos motores V6 turbo será diferencial das equipes em 2014

Adrian Newey, responsável pelo projeto dos carros da Red Bull, acredita que a performance dos motores V6 turbo será o diferencial das equipes na temporada de 2014

Adrian Newey, projetista da Red Bull, acredita que os novos motores V6 turbo, que serão introduzidos na F1 na temporada de 2014, irão representar um diferencial no desempenho dominante das equipes.

Em entrevista à revista britânica ‘Autosport’, Newey manifestou sua preocupação de que as estritas regras de chassi e as prováveis diferenças entre os propulsores de cada fabricante, possa resultar uma grande vantagem para algumas equipes.
 

Newey teme que novos V6 turbo resultem em um campeonato entre fabricante de motores (Foto: Red Bull/ Getty Images/ Mark Thompson)


“Em 2014, teremos uma variação na performance do motor”, disse Newey. “É possível que um fabricante vá significativamente melhor do que outros, até o ponto onde devemos ter fabricantes de carros na frente do grid”, avaliou. “Podemos acabar com um campeonato de construtores de motor.”

Critico das restrições ao desenvolvimento de chassis na F1, Adrian ponderou que o regulamento de 2014 pode ser ainda mais restritivo, restando ao desenvolvimento dos propulsores ser a fonte de inovações da categoria.

“Os regulamentos de chassi e aerodinâmica são uma versão mais restrita do que nós já temos”, considerou. “A instalação do motor é, obviamente, algo que os times irão trabalhar com seus fornecedores de motor. Resta saber se alguém vai aparece com algo novo e tirar vantagem”, completou.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube