Latifi revela mensagem de apoio de Hamilton após controverso final da F1 em Abu Dhabi

Após o acidente que originou o safety-car na parte final do GP de Abu Dhabi e que mudou o curso da decisão do título de 2021, Nicholas Latifi virou alvo nas redes sociais, mas revelou que recebeu apoio de Lewis Hamilton e da Mercedes

Nicholas Latifi assumiu um papel inesperadamente central no controverso final do GP de Abu Dhabi de 2021, corrida que definiu o título mundial. O acidente protagonizado pelo canadense forçou a entrada do safety-car nas voltas derradeiras da etapa decisiva do campeonato e acabou por mudar a história do Mundial. O piloto virou alvo redes sociais e precisou até contratar um segurança. Agora, Latifi revelou que recebeu mensagens de apoio de Lewis Hamilton após o episódio.

Já parte final da prova em Yas Marina, Nicholas perseguia Mick Schumacher pelo 15º posto, quando bateu e forçou a entrada do safety-car. Neste momento, o diretor de corrida, Michael Masi, escolheu acelerar os procedimentos do carro de segurança e tomou decisões contraditórias.

Durante a paralisação, Max Verstappen, que vinha na segunda colocação, aproveitou para trocar os pneus. A Mercedes, por outro lado, optou por deixar o líder Hamilton na pista. Acontece que a direção de prova mudou de ideia quanto ao SC. Em uma primeira mensagem às equipes, determinou que não haveria ultrapassagem para ordenar o pelotão. Mais tarde, decidiu que apenas os retardatários entre Lewis e Max teriam a autorização para passar, o que não consta no regulamento.

Com isso, o heptacampeão se viu vulnerável à frente do holandês, restando apenas uma volta para o fim da corrida. No reinício, o piloto da Red Bull superou o britânico da Mercedes e garantiu o primeiro título da carreira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Nicholas Latifi recebeu apoio de Lewis Hamilton após acidente decisivo em Abu Dhabi (Foto: Williams)

As ações de Masi foram questionadas pela Mercedes mais tarde e, atualmente, está sob investigação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Pouco tempo depois da corrida, Nicholas contou ter recebido ameaças de morte online por conta do acidente e do desenrolar a decisão do campeonato. “Houve ameaças de morte mais extremas, que ultrapassam uma linha”, afirmou o piloto de Toronto, durante a apresentação do novo carro da Williams, nesta terça-feira (15).

“Eu estava meio que debatendo qual era a melhor maneira de lidar com a situação. Ignorar e voltar às mídias sociais normalmente [foi uma opção], mas senti que era uma oportunidade importante de usar minha plataforma para espalhar uma mensagem importante”, completou.

“Para mim, não foi a melhor sensação naquele primeiro dia [depois do GP de Abu Dhabi]. Superei isso depois de dois dias, mas há pessoas que infelizmente talvez não lidem com isso tão bem por qualquer motivo, e isso pode ter consequências extremamente sérias”, acrescentou Latifi.

LEIA MAIS
+Williams repagina visual com novo FW44 pra temporada 2022 da F1
+Williams exibe o FW44 com Latifi no dia de filmagem em Silverstone
+Williams encerra homenagem a Senna no FW44: ‘Olhar para o futuro’
+Williams destaca sofisticação em nova pintura e toque em vermelho

O canadense de 26 anos contou ainda que recebeu o apoio de Hamilton alguns dias depois, além de mensagens de membros da Mercedes. “Lewis me enviou uma mensagem alguns dias depois, mas não vou entrar em detalhes do que ele disse.”

“Também recebi mensagens de apoio de outros membros da equipe da Mercedes. Todo o enorme apoio nas redes sociais de vários pilotos, equipes de tantas categorias diferentes foi muito bom de ver e encorajador”, emendou.

Em 2022, Latifi vai para sua terceira temporada na Fórmula 1 com a Williams. O piloto, inclusive, já deu as primeiras voltas com o FW44, o novo modelo de Grove para o campeonato que começa em 20 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.