Hülkenberg defende Magnussen após suspensão e critica punições “rigorosas” na F1
Nico Hülkenberg saiu em defesa do companheiro Kevin Magnussen, suspenso por uma corrida após exceder o limite de pontos na carteira de punições. Para o alemão da Haas, os comissários estão rigorosos demais nas decisões e atrapalhando o espetáculo
O GP do Azerbaijão da Fórmula 1, neste fim de semana, vai contar com uma novidade no grid. Oliver Bearman assume o comando de um dos carros da Haas em Baku após o titular Kevin Magnussen ser banido da etapa por excesso de punições nos últimos 12 meses. A decisão dos comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), porém, dividiu opiniões.
Os comissários de prova decidiram punir Magnussen por um incidente com Pierre Gasly durante o GP da Itália. Com isso, o dinamarquês recebeu mais dois pontos na carteira, chegando a 12 no total, e não corre em Baku. O companheiro Nico Hülkenberg saiu em defesa, repetindo algo que já tinha sido feito por outros pilotos do grid.
“Não vejo punição com dois pontos [na carteira] e 10 segundos naquele incidente, foi muito rigoroso, na minha opinião, e acho que muitos pilotos pensam o mesmo”, disse Hülkenberg.
Tive um incidente com o Fernando [Alonso] na sprint da Áustria, quando tentei uma ultrapassagem na curva 3, mas travei e passei reto. Isso é corrida. Para passar, você precisa sair da zona de conforto, arriscar e esse tipo de coisa acontece”, acrescentou.
“Parece que sempre que há um pouco de contato, os comissários querem se envolver, querem que tenha uma consequência. Os pilotos sentem que isso não é necessário, então as punições precisam ser revisadas porque precisamos ser capazes de correr”, finalizou o alemão.
Bearman vai assumir a vaga de Magnussen no Azerbaijão. Será a segunda corrida do jovem britânico, que assume uma vaga na Haas em definitivo a partir de 2025, na Fórmula 1. A estreia foi também este ano, substituindo Carlos Sainz na Ferrari durante o GP da Arábia Saudita.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (13), o treino livre 1 acontece às 6h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão está marcada para as 10h. No sábado (14), o TL3 abre o dia às 5h30, ao passo que a classificação será às 9h. Por fim, no domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 8h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: McLaren aceita favorecer Norris em luta por título, mas “sem comprometer princípios”