Hülkenberg explica evolução da Haas e vê troca no comando como “mudança de ares”

Nico Hülkenberg elogiou as mudanças que foram feitas na Haas desde o fim de 2023 e classificou a chegada de Ayao Komatsu ao cargo de chefe de equipe como um passo importante no processo de evolução. No fim, o alemão ainda falou sobre Mattia Binotto, com quem vai trabalhar a partir de 2025 na Sauber

Prestes a embarcar no projeto da Sauber/Audi a partir da temporada 2025, Nico Hülkenberg contou detalhes de como foi o retorno ao posto de titular na Fórmula 1 com a Haas há dois anos e explicou quais foram as mudanças que fizeram a equipe norte-americana mostrar bons sinais de evolução em 2024. No fim, evitou fazer comparações entre o ex-chefe Ayao Komatsu e Mattia Binotto, com quem vai trabalhar no próximo campeonato.

Após passar três anos como reserva na Aston Martin — que ainda era Racing Point em 2020 —, o alemão foi escolhido por Guenther Steiner para ocupar o lugar de Mick Schumacher na escuderia de Gene Haas em 2023. Embora aquele ano não tenha sido dos melhores, já que a equipe terminou na última posição do Mundial de Construtores, o salto dado esta temporada foi claro, inclusive na classificação: sétimo lugar e quase cinco vezes mais pontos conquistados. Uma evolução que nem mesmo Hülkenberg esperava quando se tornou companheiro de Kevin Magnussen.

“Não esperava. Sinceramente, não sabia nem o que esperar [quanto retornou à F1]”, admitiu em entrevista ao Motorsport-Total. “Naquela época, em 2022, eles também tiveram um ano bastante difícil. Na verdade, 2021 e 2022 não pareceram muito promissores. Após a minha pausa de três anos, eu não tinha grandes expectativas e nem pensava que iríamos sair de tal lugar para outro, queria apenas trabalhar e me esforçar”, continuou.

Ao ser questionado sobre as mudanças que aconteceram na Haas ao longo dos últimos meses, o alemão disse que muitos fatores estão envolvidos. No entanto, deixou claro que a chegada de Komatsu para assumir o cargo de Steiner como chefe foi essencial, já que o japonês possuía uma bagagem maior e uma compreensão diferente do que o time estava precisando naquele momento.

Nico Hülkenberg falou da evolução da Haas em 2024 (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

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“Muitos, muitos fatores diferentes. Muitas decisões boas e diferentes aconteceram nesses dois anos, além de mudanças e desenvolvimentos que levaram ao fato de termos evoluído tão bem. A troca de chefe de equipe foi, é claro, uma mudança de ares, foi uma nova contribuição por parte de um engenheiro, de um membro da equipe que já estava ali, e que praticamente tem uma compreensão de 360º de tudo, de cada função, dos bastidores, dos processos, e, claro, um estilo de gestão novo”, explicou.

“Acho que algumas das boas mudanças já tinham sido feitas antes, no final de 2023, devido aos maus desempenhos esportivos daquela época. Foi quando começou, e então, com Ayao, claro, no início de 2024, algumas coisas ainda foram alteradas. E, como eu disse, acho que a soma de tudo isso nos fez chegar tão bem agora”, observou Hülkenberg.

A partir de 2025, em Hinwil, Nico terá de lidar com Binotto como líder da Sauber na F1. O italiano, por sua vez, teve uma passagem longa pela Ferrari e acumulou diversas funções nos bastidores, principalmente no desenvolvimento das unidades de potência, embora a passagem pelo cargo de chefe de equipe não tenha deixado muita saudade nos italianos. De qualquer maneira, o futuro parceiro de Gabriel Bortoleto foi perguntado se existe algum paralelismo entre a situação de Mattia e a de Komatsu.

Mattia Binotto foi o escolhido para liderar o projeto da Audi na Fórmula 1 (Foto: AFP)

“Acho que é diferente. A gente vê que ambos os modelos funcionam, e isso já aconteceu no passado, e acontecerá no futuro também. Mas é diferente. Há uma diferença. Cada pessoa é diferente, tem uma abordagem diferente, um estilo de gestão diferente. O importante é que, claro, seja eficaz, que funcione dentro da respectiva equipe e dê frutos”, concluiu.

Com o ano encerrado, a Fórmula 1 retorna apenas para os testes de pré-temporada, agendados para acontecer no Bahrein entre os dias 26 e 28 de fevereiro. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

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