Rosberg critica Ferrari e opina sobre desabafo de Leclerc: “Foi prematuro assumir culpa”
Nico Rosberg discordou de estratégia traçada pela Ferrari para Carlos Sainz e disse "não acreditar" que batida de Charles Leclerc tenha sido causada inteiramente pelo piloto
O acidente sofrido por Charles Leclerc no GP da França, quando abandonou ao bater enquanto liderava da corrida, gerou uma reação bastante desanimada do piloto após a prova — admitindo a culpa pelo incidente. No entanto, usando palavras fortes, o monegasco cravou que “não merecia ser campeão” devido a erros como o do último final de semana, o que foi um exagero na visão de Nico Rosberg, vencedor em 2016 com a Mercedes.
“Eu realmente acho que foi prematuro por parte de Leclerc assumir a culpa”, afirmou Rosberg à emissora inglesa Sky Sports. “Ele precisa retornar [à pista] agora, porque é muito incomum aquilo acontecer do jeito que foi, porque você nem mesmo está forçando ao máximo ali, está economizando os pneus”, explicou.
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Além de considerar certo exagero Leclerc assumir a culpa por uma possível perda de título sozinho, Rosberg avaliou o acidente sofrido pelo #16 e considerou outros cenários, como uma mudança de vento ou um corte no motor que poderiam ter afetado a pilotagem e causado a perda do carro por parte do piloto.
“Para a traseira sair assim, alguma coisa aconteceu naquele momento”, opinou. “Aquele é exatamente o ponto em que o vento se encontra com a traseira, e se você recebe uma rajada inesperada ou algo do tipo, pode imediatamente perder 20% de sua aerodinâmica naquele momento”, ressaltou.

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“Além disso, o que estava acontecendo com o motor ali?”, questionou. “Você precisa apenas de um pequeno corte [no giro do motor] ou algo assim para perder a traseira. Realmente acho que eles precisam gastar algum tempo olhando para isso, porque ainda não consigo acreditar que tenha sido um erro do piloto”, avaliou.
Logo ao bater na barreira de pneus, Leclerc reclamou pelo rádio que não conseguia fazer o acelerador funcionar para dar ré e tentar retornar à pista. Rosberg lembrou do momento e considerou estranho o fato de Charles nem sequer ter tentado retomar a corrida, já que o carro parecia apresentar condições — apesar de necessitar de uma troca na asa dianteira.
“Também achei um pouco estranho — acho que foi quando Charles [Leclerc] estava reclamando de não conseguir ativar o acelerador —, porque o carro não estava quebrado”, afirmou. “A asa dianteira estava quebrada, provavelmente, por atingir as barreiras. Mas fiquei surpreso que ele nem tentou sair de lá e continuar. Não tenho certeza sobre o que aconteceu”, repetiu.
Por fim, o alemão criticou fortemente a atitude da própria Ferrari na corrida em relação à estratégia de Carlos Sainz, que largou do fundo do pelotão por ter tido que trocar o motor de sua F1-75. A primeira crítica de Rosberg foi sobre o momento em que a equipe tentou se comunicar com o espanhol, no meio de uma batalha com Sergio Pérez por uma posição melhor na pista.

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“Eu estava balançando minha cabeça para a estratégia da Ferrari com Sainz”, criticou. “O que eles estão fazendo lá? Primeiro de tudo, ele estava no meio de uma grande batalha na pista e sua equipe não estava nem assistindo, estavam fazendo cálculos sobre paradas nos boxes. Estavam falando com ele no meio da batalha, e eu pensei: ‘o que vocês estão fazendo?'”, apontou.
Além disso, Sainz ainda foi chamado aos boxes na parte final da corrida, quando tinha uma punição de 5s para descontar por um erro da própria equipe — que liberou o carro do espanhol de maneira perigosa dentro do pit-lane e causou a penalização ao piloto.
“Então, Carlos está em terceiro e poderia ter ficado lá confortavelmente, os pneus durariam até o final”, observou. “Ele ainda tinha uma chance de alcançar Lewis [Hamilton] pelo segundo lugar. Então, eles o chamam aos boxes e tiram a chance de terminar acima do quinto lugar. O que está acontecendo lá? Acho que está na hora de fazerem algumas mudanças, sérias mudanças”, avisou.
“Fazer o pit-stop e não correr até o final foi um julgamento terrível”, criticou. “Não consigo explicar. Mattia [Binotto] realmente precisa tomar o controle disso e fazer algumas sérias mudanças por lá”, encerrou.

