Rosberg exalta “talento natural incrível” de Hamilton: “O melhor de todos os tempos”

Nico Rosberg traçou comparativos entre Michael Schumacher e Lewis Hamilton e, embora tenha elogiado o britânico, também alfinetou o ex-rival: “Era só luta, o tempo todo”

Sergio Pérez e Lewis Hamilton travaram grande duelo no GP da Turquia (Vídeo: F1)

Nico Rosberg deixou a Fórmula 1 como piloto há quase cinco anos, mas o universo da principal categoria do esporte a motor segue muito presente para o alemão de 36 anos. Em entrevista concedida ao site local Motorsport-Total, o ex-piloto e hoje dono de equipe na Extreme E foi instigado a traçar comparativos entre seus dois últimos companheiros de Mercedes, Michael Schumacher e Lewis Hamilton. Nico elogiou seu ex-amigo e grande rival na Fórmula 1 ao falar sobre o talento natural de Hamilton, mas também aproveitou o ensejo para dar as habituais cutucadas.

Ao falar sobre Schumacher, Rosberg tratou o compatriota com enorme reverência. “Michael era muito completo como piloto. Ele cobriu todas as áreas”, disse.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Rosberg elogiou Hamilton, mas também deu as suas alfinetadas (Foto: Mercedes)

Rosberg destacou a capacidade de Schumacher em cativar todos ao seu redor e também a humildade. “Era um verdadeiro jogador de equipe, no sentido de que é quem te motiva toda a equipe e dá apoio a ela, conhece todos pelo nome, te convida a voltar pra casa, a passeios de bicicleta e assim por diante, mesmo sendo heptacampeão mundial e com 800 milhões na conta”.

Sobre Hamilton, o campeão mundial de Fórmula 1 em 2016 rendeu grandes elogios. “Lewis tem um talento natural incrível. Em termos de talento, deve ser provavelmente o melhor de todos os tempos”. Em seguida, Nico comparou os dois num quesito que hoje praticamente não existe na F1.

“Uma grande diferença é o trabalho duro. Lewis odeia testes. Ele não gosta. E Michael, por ele, faria testes todos os dias, mesmo sendo heptacampeão mundial. Mas também porque ele sabe que você ainda aprende um pouco lá”, salientou o alemão, antes de alfinetar o ex-colega.

“O que [Hamilton] faz muito bem é sobre a política, a mídia. Ele age de maneira muito inteligente. E também na pista, quando você vai para as chamadas zonas cinzentas, nunca é culpa dele, é sempre culpa do oponente”, disparou.

Questionado sobre qual dos ex-companheiros de equipe na Mercedes preferiria ter hoje, Rosberg brincou. “Nenhum dos dois [risos]”.

Em seguida, Nico comparou o início da trajetória ao lado de Schumacher na Mercedes, em 2010, e quando começou a trabalhar com Hamilton na equipe de Brackley, a partir de 2013. Rosberg revelou que enxergava Michael quase como uma divindade.

“Foi difícil com Michael porque eu tinha acabado de ganhar uma corrida… ou não tinha vencido nenhuma. Era como se Deus aparecesse quando Michael entrava na sala. Nas primeiras reuniões de estratégia, a sua era discutida comigo e a minha estratégia também era discutida com ele, embora estivesse ao lado dele. Com Lewis era somente luta, uma luta em todos os níveis, e isso o tempo todo”, salientou.

Por fim, quando indagado se daria ao ex-rival o oitavo título mundial, Rosberg entende que Hamilton merece a taça. E aproveitou para lembrar que foi capaz de derrotar Lewis há cinco anos para ser campeão do mundo em 2016. “Não estou tão conectado emocionalmente a ponto de dizer: ‘Michael merecia manter esse recorde’. Lewis também merece e, se ele puder fazer isso, será muito bom. Só posso ficar ainda mais orgulhoso por tê-lo batido naquela época com o mesmo carro”, concluiu.

A próxima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 acontece neste fim de semana com a disputa do GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

F1 2021 INVADE AMÉRICA PARA FINAL ANTECIPADA + CALENDÁRIO MAIS LONGO EM 2022 | Paddock GP 261
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.