No primeiro ato da decisão, Vettel bate Alonso por 0s252 e Hamilton lidera treino parelho em Interlagos

Os quatro primeiros colocados da sessão inicial do GP do Brasil ficaram separados por apenas 0s086. Lewis Hamilton, em boa fase depois do triunfo em Austin, liderou o treino. No duelo pelo título, Sebastian Vettel terminou à frente de Fernando Alonso, quinto colocado no geral

► Confira as melhores imagens do primeiro dia de treinos em Interlagos

No duelo que vale o tricampeonato mundial de F1, Sebastian Vettel começou na frente de Fernando Alonso. O alemão, que pode deixar São Paulo como o tricampeão mais jovem da história da categoria, foi 0s252 mais rápido que o rival da Ferrari na manhã desta sexta-feira (23), no primeiro treino livre para o GP do Brasil. Vettel só não foi mais rápido do que Lewis Hamilton. Em grande fase, o piloto da McLaren cravou 1min14s131, ficando 0s009 à frente do piloto da Red Bull.

O treino, aliás, foi dos mais equilibrados em Interlagos. Os quatro primeiros colocados ficaram separados por apenas 0s086. Mark Webber fechou a manhã na terceira colocação, enquanto Jenson Button completou o top-4 em uma manhã protagonizada por McLaren e Red Bull. À Ferrari, restou o papel de coadjuvante em São Paulo.

Alonso terminou o primeiro treino livre apenas em quinto e terá muito trabalho para conquistar o tricampeonato. Fica evidente a superioridade da Red Bull frente às F2012 e, em condições normais, Vettel é o grande favorito ao tri, enquanto Fernando fica com o papel de franco atirador. Felipe Massa, único brasileiro do treino, terminou o treino desta manhã na sexta posição. Romain Grosjean, Paul di Resta, Pastor Maldonado e Nico Hülkenberg fecharam o rol dos dez primeiros.

Saiba como foi o primeiro treino livre do GP do Brasil

O fim de semana do GP do Brasil começou movimentado fora e dentro da pista. Fora, por conta dos anúncios que envolveram as contratações de Esteban Gutiérrez e Charles Pic por Sauber e Caterham, respectivamente. Na pista, porque todos os pilotos deixaram os boxes para a realização de voltas de instalação e reconhecimento das condições do asfalto de Interlagos. No início do primeiro treino livre do GP do Brasil, os termômetros apontavam 23ºC de temperatura do ar — embora a sensação térmica indicasse mais calor — e 33ºC na pista.

O primeiro a registrar volta cronometrada foi o reserva da Williams, Valtteri Bottas, que correu pela manhã no lugar de Bruno Senna. Além de Bottas, Giedo van der Garde foi o outro reserva da sessão, substituindo o titular Vitlay Petrov na Caterham.

Vettel começou fim de semana em Interlagos na frente de Alonso (Foto: Red Bull/ Mark Thompson/ Getty Images)

Nico Rosberg, por sua vez, fez dois tipos de testes ao mesmo tempo. O alemão testava a nova especificação de pneus que a Pirelli vai implantar para 2013, além de simulações aerodinâmicas, já visando o W04, carro que Nico, ao Grande Prêmio, disse estar muito ansioso para guiar.

Pouco a pouco, os pilotos foram deixando os boxes para as simulações em Interlagos. Pérez, de partida para a McLaren em 2013, marcou 1min17s750 em sua primeira volta rápida, melhorando consideravelmente nos giros seguintes. Em seu sexto giro, o marrento mexicano foi bem melhor e anotou 1min15s869.

Mas o primeiro piloto de ponta a deixar os boxes para a realização de voltas cronometradas foi Lewis Hamilton, que se despede da McLaren neste fim de semana. O britânico, aliás, fez referência à despedida no seu capacete, que estampa, além do ‘Thank You McLaren’, a bandeira do Brasil no alto do casco. Lewis, em seu primeiro giro, destruiu a marca de Pérez, seu sucessor em Woking, e marcou 1min14s374 — melhorado, depois, para 1min14s131 —em uma manhã de muito calor em Interlagos.

Dentre os postulantes ao título mundial, Vettel foi o primeiro a deixar os boxes para fazer suas voltas rápidas em Interlagos. Sob os olhares de um atento Fernando Alonso, que ainda estava nos boxes da Ferrari em São Paulo, o jovem alemão completou um bom stint no circuito paulistano, marcando 1min443 em sua melhor passagem, 0s312 mais lento que Hamilton. Estaria o filme de Austin se repetindo em São Paulo?

Outros pilotos apareceram com bom destaque na primeira meia hora de sessão. Jenson Button, comprovando o bom rendimento da McLaren neste início de fim de semana, era o terceiro, seguido por Felipe Massa e seu capacete especial. Pastor Maldonado, disposto a terminar o ano fechando o GP do Brasil no top-5, ocupava exatamente a quinta colocação.

Enquanto isso, Vettel melhorava seu tempo pouco a pouco. Em sua décima passagem, o alemão mostrou que a Red Bull está afiada para o fim de semana brasileiro. Seb cravou 1min14s165, apenas 0s034 acima do tempo de Hamilton. Mas faltava a presença de Alonso na pista para que fosse possível avaliar o real potencial da Ferrari em Interlagos. A diferença entre o tempo de Hamilton, então líder, para Massa, quarto, era de 0s959.

Fernando só deixou os boxes após pouco mais de 30 minutos de sessão para completar seu primeiro stint no fim de semana em Interlagos, circuito onde jamais venceu na F1. Na melhor das suas voltas, o asturiano marcou 1min14s605, subindo para quarto, superando seu companheiro de equipe. Massa, por sua vez, treinava com a nova especificação de pneus que a Pirelli trouxe para Interlagos, visando 2013.

Durante a sessão, a Ferrari trabalhou intensamente no disco de freio dianteiro direito de Massa. Entretanto, a Ferrari não indicou nenhum problema no carro do brasileiro, quinto na sessão.

Após mais da metade do treino, faltando exatamente 37 minutos para a bandeira quadriculada, apenas três pilotos não haviam completado voltas rápidas: Kimi Räikkönen, da Lotus, com problemas técnicos, e os dois pilotos da HRT, Pedro de la Rosa e Narain Karthikeyan. Vale lembrar, a escuderia espanhola vive em grave crise financeira e seu futuro na F1 é incerto.

Vettel voltou à pista usando pneus duros, ainda da especificação de 2012. Em uma das suas primeiras voltas usando do seu segundo stint, o bicampeão do mundo se aproximou muito do tempo de Hamilton, ficando a apenas 0s009 do britânico, que ainda sustentava a liderança.

Os protótipos dos novos pneus duros — identificados pela cor laranja —, aliás, tiveram um feedback positivo dos pilotos. Via rádio, Pérez afirmou que os compostos trazem mais aderência durante a curva. A prioridade dos pilotos era mesmo usar os pneus duros, seja de 2012 ou do ano que vem, poupando os médios para o treino da tarde.

As HRTs finalmente foram para a pista após 54 minutos de treino no Brasil. De la Rosa virou melhor, em 1min17s865, enquanto Narain Karthikeyan ficou bem mais atrás do seu companheiro de equipe, 0s7, mais precisamente. Dessa forma, apenas Räikkönen, com problemas no motor, não tinha volta cronometrada em Interlagos.

Mark Webber conseguiu fazer um bom stint em Interlagos. Ainda com pneus duros, o australiano subiu para terceiro após marcar boa volta, 1min14s198. Faltando 20 minutos para o encerramento da sessão, os quatro primeiros colocados — Hamilton, Vettel, Webber e Button — estavam separados por apenas 0s086. A Ferrari melhor colocada, de Fernando Alonso, estava distante 0s474 de Hamilton, indicando uma grande diferença de Red Bull e McLaren para o time de Maranello.

Os últimos minutos da sessão foram reservados pelos pilotos para a realização de simulações com os pneus duros em ritmo de corrida. Até mesmo Kimi, depois de a Lotus resolver o problema em seu motor Renault, conseguiu treinar, ainda que por pouco tempo. Massa, com seu capacete todo vermelho, chegou a rodar, mas sem maiores consequências. Alonso até conseguiu baixar sua marca, mas permaneceu em quinto. Hamilton, por sua vez, terminou a manhã na frente. Manhã que indica, mais uma vez, McLaren e Red Bull como protagonistas, e a Ferrari ali, correndo por fora. Em condições normais, será bem difícil para Alonso ser tricampeão do mundo. Mas a previsão para domingo é de muita chuva na região de Interlagos.

F1, GP do Brasil, Interlagos, 1º treino livre:

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.