Novo chefe, Binotto diz que Ferrari da temporada 2019 “não é revolução”, mas traz conceitos “radicais”

A Ferrari de 2019, a SF90, tem o carro de 2018 como base. Mesmo assim, o chefe Mattia Binotto revela que o desenvolvimento trouxe soluções "radicais" na carroceria e na alocação da unidade de potência. Binotto substitui Maurizio Arrivabene na chefia

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Apostar na continuidade ou recomeçar o carro do zero? A Ferrari se deparou com tal questão no desenvolvimento do SF90, lançado nesta sexta-feira (15) com a missão de derrubar a Mercedes pela primeira vez na era híbrida. De acordo com Mattia Binotto, chefe da escuderia desde janeiro, optou-se por um meio termo: o carro de 2019 tem o de 2018 como base, mas trazendo novidades "radicais" como carta na manga.
 
“Em 2018 conseguimos boas conquistas", definiu Binotto. "Esse carro é um desenvolvimento do [carro] do ano passado, não é uma revolução. Nós tentamos elevar o nível, ser o mais radical possível. Há algumas mudanças, como a asa dianteira, por conta do regulamento. Se você olhar nos detalhes, tentamos trabalhar duro, ser inovadores", seguiu.
Lançamento do Ferrari SF90 (Foto: Reprodução)
"Se você olhar para a carroceria, na parte de trás, é bem fina. Isso é graças ao trabalho feito, e que vocês não podem ver, em termos de instalação do motor e do conjunto de potência. Muito esforço foi aplicado e essa forma final é consequência desse esforço. Nós gostamos disso", apontou.
 
Binotto começa a passagem pela Ferrari com a missão clara de levar a um novo patamar o trabalho de Maurizio Arrivabene, chefe da equipe entre 2015 e 2018. O ex-dirigente, apesar de comandar uma fase de evolução, falhou na hora de de fato derrotar a Mercedes, tanto em 2017 quanto 2018. Dessa forma, a Ferrari segue sem títulos desde 2008, quando levou o Mundial de Construtores.
 
Além da evolução técnica, a Ferrari também teve mudanças no visual. O carro apareceu com outro tom de vermelho, agora fosco, e com detalhes escuros na pintura. Sebastian Vettel e o recém-contratado Charles Leclerc guiam o SF90 ao longo de 2019.
 
A pré-temporada da F1 começa em 18 de fevereiro, em Barcelona. O primeiro GP, o da Austrália, fica para 17 de março.

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