Novo desempenho forte de Massa em 2013 não vai criar tensão com Alonso, garante Domenicali

A Ferrari garantiu que não vê com preocupação a possibilidade de Felipe Massa novamente ter um bom desempenho, como o mostrado na parte final da temporada de 2012, e disse não temer que a performance possa criar algum tensão com Fernando Alonso

► Ferrari apresenta carro de 2013 em 1º de fevereiro em Maranello

A Ferrari não vê como um problema na divisão de forças dentro da equipe a possibilidade de Felipe Massa novamente imprimir um ritmo forte em 2013, como o mostrado na segunda parte da temporada passada, e disse que não teme que uma nova boa performance do brasileiro possa gerar algum tipo de tensão com Fernando Alonso.

Depois de um começo de ano bastante complicado em 2012, Massa conseguiu uma incrível recuperação a partir do GP da Bélgica, melhorando suas posições nos treinos classificatórios e somando pontos em todas as nove últimas provas da temporada, o que lhe rendeu a renovação de contrato. Além disso, o desempenho de Felipe contribuiu para o vice-campeonato da equipe italiana no Mundial de Construtores.

Recuperação de Massa não vai criar tensão com Alonso, disse Domenicali (Foto: Ferrari/ Studio Colombo)

► As imagens do Wrooom, o evento que marca o início de ano de Ferrari e Ducati

A boa performance ainda permitiu que o brasileiro pudesse ajudar Alonso no GP dos EUA ―o penúltimo do calendário ―, quando a Ferrari tomou a decisão de romper o lacre da caixa de câmbio de Felipe, provocando sua punição no grid, o que colocou Fernando em uma colocação do lado mais limpo da pista de Austin.

"Eu o considero uma força para nós", disse Stefano Domenicali, chefe da Ferrari. "Se você olhar por outro ângulo, na primeira metade da temporada, não fomos capazes de maximizar os pontos, e isso nos custou muito na segunda metade do ano. O fato de Fernando e Felipe estarem lidando bem um com o outro representa um ponto forte para a equipe. E, se compararmos a nossa situação com outras equipes, se pode dizer que a nossa condição é a melhor que poderíamos ter", completou.

"Eu acredito que, a forte maneira com que Felipe terminou o ano, é um ponto de motivação para Fernando. O importante é ter um ambiente construtivo dentro da equipe. E esse tipo de clima é algo muito positivo para todos. Temos um relacionamento realmente transparente", acrescentou Domenicali, afirmando que a "parte mais difícil da carreira de Felipe já ficou para trás".

"Acho que Felipe mudou muito depois da pausa de verão e se tornou na segunda metade do ano o piloto que queríamos", finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.